Blog do Praetzel

Diretor do Grêmio admite venda de jogador para pagar as contas

Alexandre Praetzel

O Grêmio precisa vender um jogador para fechar as contas do clube, nesta temporada. Luan, Pedro Rocha e Ramiro aparecem como possíveis negociáveis, na janela européia do meio ano, com final em 31 de agosto. O blog entrevistou o diretor de futebol, Odorico Roman, sobre as finanças do tricolor, as chances de um grande título e o bom desempenho do time, enaltecido por todos em 2017. Confira a seguir.

Grêmio joga o melhor futebol do Brasil?

Grêmio está jogando um futebol envolvente, um futebol que não reconhece mando de campo. Isso é muito bom, mas o Corinthians também está jogando de forma muito competitiva, conseguindo bons resultados. A diferença de oito pontos é um pouco complicada, mas o time do Grêmio tem jogado um futebol bonito, sim.

O que mudou da perda do Gaúcho para agora, onde o Grêmio briga em três competições?

No Campeonato Gaúcho, houve um acidente de percurso porque o Novo Hamburgo encontrou uma forma de neutralizar o Grêmio em dois jogos, depois ganhou nos pênaltis. Mas o trabalho estava bem feito e os resultados estão vindo agora.

Luan será negociado ou continuará no Grêmio, nesta janela do meio do ano?

Difícil fazer uma previsão porque existem muitas sondagens. A gente sabe que quando vier uma proposta forte, não terá como segurar porque envolve os interesses do jogador, das partes que têm percentuais nos direitos econômicos dele. Então, é algo agora difícil de prever.

Grêmio precisa vender um jogador para fechar as contas?

As contas do Grêmio esse ano têm uma previsão orçamentária de R$ 60 milhões em vendas de jogadores. Se nós não conseguirmos fazer essa receita com a venda de jogadores, nós teremos que buscar alternativas, mas a previsão é com R$ 60 milhões em venda de atletas.

Algum jogador sairá este ano?

Chegando uma proposta que atenda os interesses do clube e do jogador, provavelmente, sim.

Corinthians está muito à frente dos outros, na qualidade técnica?

Eu entendo que o Corinthians está sendo muito efetivo. Está conseguindo, venceu seis jogos por 1 a 0, fazer um futebol defensivo e aproveitando a oportunidade que aparece. Agora, é possível buscar sim. Tem todo o segundo turno pela frente. Não são muitos jogos. Realmente, se a diferença se alastra, é difícil buscar. Mas é possível, Corinthians terá jogos complicados fora de casa. O campeonato não está definido.

Grêmio está pronto para ser campeão?

O time já ganhou um grande título ano passado. Esse ano, norteamos a busca por um time, um grupo que tivesse alternativas para algumas carências do ano passado. Conseguimos fazer isso. Agora, é jogar os campeonatos. Praticamente, estamos na semifinal da Copa do Brasil. O Grêmio está pronto para ser campeão. Se vai ser, vamos ver os próximos meses.

Na Copa do Brasil, o Grêmio enfrenta o Atlético-PR, nesta quinta-feira, em Curitiba. No primeiro jogo, fez 4 a 0 e pode perder por três gols, que estará classificado para as semifinais.

Na Libertadores da América, venceu o Godoy Cruz da Argentina por 1 a 0 e faz o confronto de volta, em Porto Alegre, dia 09 de agosto.