Blog do Praetzel

Cruzeiro pode ser o divisor de águas do Palmeiras

Alexandre Praetzel

O título acima é um clichê, sim. Você já leu inúmeras vezes, em outros textos e entrevistas. Mas escancara a realidade do Palmeiras, logo mais. A conquista da vaga diante do Cruzeiro vai colocar o time nas semifinais da Copa do Brasil e embalar o Verdão para o confronto contra o Barcelona de Guayaquil, dia 09 de agosto, pela Libertadores da América. Uma eliminação deixará o Palmeiras com novos questionamentos, além dos que ainda não foram respondidos pelo elenco e comissão técnica.

Estamos em 26 de julho e o Palmeiras não tem um time definido. Dos três grandes reforços do ano, só Guerra apresentou o desempenho esperado. Felipe Melo conviveu com lesão e desgaste e Borja ainda é debatido sobre seu custo-benefício. Numa escala inferior de expectativa, Willian deu ótima resposta, mas se machucou. Keno tem sido um bom reserva. Michel Bastos tem altos e baixos. Raphael Veiga foi pouco utilizado.

O elenco foi encorpado com Mayke, Luan, Juninho, Bruno Henrique e Deyverson, mas eles não estão inscritos no torneio nacional.

Claro que o Palmeiras com Jaílson; Jean, Mina, Edu Dracena e Egídio; Tiago Santos, Tchê Tchê, Zé Roberto(Borja) e Guerra; Dudu e Róger Guedes, pode ganhar do Cruzeiro no Mineirão, depois de buscar um empate de 3 a 3, após estar perdendo por 3 a 0, em São Paulo. Mas muito mais pela qualidade dos seus jogadores do que pela média anual. Padrão tático ainda em discussão e constantes alterações não transformam o Palmeiras em favorito, como era esperado, no início do ano.

Como o Brasileiro ficou difícil, 14 pontos atrás do Corinthians, o mata-mata virou prioridade. Certamente, será um jogo emocionante e, quem sabe, a resposta do Palmeiras a quem tem dúvidas sobre a capacidade do grupo para levar o time a uma grande conquista em 2017.