Blog do Praetzel

Argentina pode ser a França de 2006. Arrancada a partir das oitavas

Alexandre Praetzel

A Argentina passou pela Nigéria de forma dramática e conseguiu sua vaga para as oitavas-de-final da Copa do Mundo. O time não jogou bem mais uma vez, mas mostrou atitude e um pouco de organização, em relação aos dois primeiros jogos. Gostei de ver o gol marcado por Messi e sua presença confirmada na próxima fase.

Agora, o que eu mais escuto é que os franceses terão trabalho contra Messi e cia. Que a passagem difícil, vai fortalecer os argentinos e despertar um futebol que todo mundo esperava. Que ninguém gostaria de pegar a Argentina desta maneira. Teses e teses.

A França viveu algo parecido em 2006. Tinha um time muito bom, Zidane como craque e um técnico mala e ruim, Raymond Domenech. Empatou com Suiça e Coréia do Sul e foi para a última rodada, precisando bater a seleção de Togo. Venceu por 2 a 0, com esforço, e ficou com a segunda posição, para enfrentar a Espanha(uma das favoritas) nas oitavas. Eliminou os espanhóis de virada(3×1), engoliu o Brasil nas quartas com grande atuação de Zidane(1×0) e bateu Portugal de Felipão, nas semifinais(1×0). Na decisão, perdeu para a Itália, nos pênaltis, com Zidane expulso.

Claro que a Argentina tem uma equipe inferior àquela França. Mas tem Messi, podendo desequilibrar a qualquer momento, e bons jogadores, individualmente. Mascherano, Otamendi, Dí Maria, Aguero, Higuaín e Dybala, são nomes que todo treinador gostaria de contar. Num curto período, esse grupo pode encaixar e voltar a ter bom desempenho.

Sábado, será o tira-teima. Se os franceses pudessem escolher, tenho certeza de que não gostariam de pegar a Argentina. Estão jogando pouco também, mesmo que tenham terminado em primeiro, na sua chave. Fisicamente e taticamente, a França é superior, mas não tem Messi.

Aposto num confronto equilibrado e de boas oportunidades. França propondo o jogo e a Argentina se superando, acreditando na qualidade dos seus atletas.

Imaginem se a Argentina passar? O filme francês de 2006, será lembrado, sem dúvida. Que jogão!!