Blog do Praetzel

A vez de Messi. Quero vê-lo nas oitavas. Não merece a bagunça argentina

Alexandre Praetzel

A Argentina pode se despedir da Copa do Mundo, nesta terça-feira, mesmo com vitória sobre a Nigéria. Basta a Islândia vencer a Croácia, sempre por um gol a mais do que a Argentina. Sinceramente, será muito triste ver Messi se despedir do Mundial, caso isso aconteça. O gênio e melhor do mundo, para mim, merecia uma geração condinzente ao seu lado e uma gestão profissional na Associação de Futebol Argentino.

Messi está na sua quarta Copa do Mundo. Em 2006, tinha 19 anos e era um projeto de craque num time bem armado por José Pekerman. Caiu para a Alemanha, nas quartas, nas cobranças de pênaltis. Em 2010, vi de pertinho o massacre para a mesma Alemanha, na goleada por 4 a 0, com um Maradona perdido e perplexo, como técnico. Messi não fez uma boa Copa.

Em 2014, foi vice-campeão, perdendo de novo para a Alemanha. Teve um esquema de jogo armado para ele atuar livremente, pelo técnico Alejandro Sabella. Esquema forte taticamente, com muita marcação e bola em Messi. Não foi uma Copa brilhante, mas eficiente. Teve chances de ser campeão, se Higuaín ajudasse na decisão. Ainda assim, foi escolhido o melhor jogador do torneio, porque era Messi. Outros foram superiores a ele.

Agora, o desânimo do craque é visível. Parece que perdeu as forças, ao ver uma equipe desconjuntada e a bagunça na preparação e formação dos titulares. Com um treinador que precisa de tempo, mas não aceita sugestões. A ficha caiu, depois de duas partidas, e Messi hoje terá que ser mais do que ele é. E dependendo do outro jogo, também.

Uma pena vê-lo desse jeito. Fez 31 anos, domingo, e recebeu as justas honrarias pela data. Tudo isso será esquecido, caso a Argentina seja eliminada. Por isso, torço por ele. Seria cruel vê-lo fora do Mundial, desta maneira.