Blog do Praetzel

Mattos rejeita favoritismo do Palmeiras e relembra desconcentração em 2017

Alexandre Praetzel

O Palmeiras enfrenta o Santos, na abertura das semifinais do Paulista, neste sábado, no Pacaembu. Para muitos, o Verdão é favorito para chegar à final, superando o adversário, em 180 minutos. Tem mais elenco, investimento e tem atuado melhor que o Santos, nas últimas partidas. No entanto, ninguém assume essa condição no clube. O blog entrevistou o diretor-executivo de futebol, Alexandre Mattos, sobre as questões relativas ao Estadual, comando de Roger Machado e a busca por reforços. Confira.

Palmeiras é favorito mesmo para ser Campeão Paulista?

Palmeiras vai buscar fazer o seu melhor sempre. Favoritismo a gente deixa para o externo. Vocês da imprensa, torcida. O que a gente sabe é que teremos um adversário muito difícil na semifinal e para passar por ele, nós vamos ter que jogar muita bola, se não a gente não passa. Então, Palmeiras vai estar sempre se dedicando para o melhor e, com muita humildade acima de tudo, sabendo que pode vencer e vai tentar de todas as maneiras para que isso aconteça.

O que não pode se repetir esse ano do que aconteceu na semifinal de 2017?

São fatores, né. Se você analisar, Palmeiras precisa ter muita consciência de que quando você disputa um mata-mata, as vezes 30 minutos de desconcentração, podem te causar uma perda de um título. Foi o que aconteceu no ano passado. Palmeiras não entendeu a maneira de atuar naquele jogo contra a Ponte Preta, principalmente, no primeiro tempo e isso nos trouxe problemas e, consequentemente, uma eliminação precoce.

Como analisas o comando do Roger, num grupo tão competitivo?

Muito positivo. Eu acho que o Roger está se impondo, mas as pessoas têm uma ideia de que só o treinador é o cara responsável. Há muitas outras pessoas no dia a dia. É uma comissão grande, numerosa, com cada um na sua função, ajudando no dia a dia. Absorvendo problemas, chateações, todos se envolvem nisso, tornando o ambiente o mais positivo possível e nosso ambiente é bem agradável.

Você concorda que o Palmeiras, além do time, é o Clube a ser batido a curto prazo, pela estrutura que montou?

Concordo que o Palmeiras tem uma gestão muito forte. Não falo só de futebol, falo da gestão como um todo. Isso faz com que o Palmeiras sempre esteja pensando em títulos. Algumas vezes vamos ganhar, outras vezes, não. Não tenha dúvida que, quando você pensa em excelência, torna-se um candidato muito forte. Tomara que o Palmeiras mantenha esse nível por muitos anos, mas sabemos que temos concorrentes fortíssimos, não só aqui em São Paulo, e vai ser uma disputa muito positiva para o futebol brasileiro.

Já contrataste um novo zagueiro?

Não, e nem estamos mexendo nesse momento, porque entendemos que os que estão jogando, estão muito bem. Ainda temos jogadores no elenco que podem atuar e o mercado não nos proporciona nenhum tipo de jogador que chegue, neste momento, acima dos que têm aqui. Se em algum momento, o Palmeiras entender que tem, não só um zagueiro ou algum jogador de mercado que possa nos ajudar tecnicamente, o Palmeiras o faz, sem problema algum.

Você tentou a volta do Mina, por empréstimo, pelo baixo aproveitamento dele no Barcelona?

Isso aí, tem horas que eu paro e penso. Será que as pessoas pensam, realmente. O Barcelona pagou 12 milhões de euros e um mês e meio depois, vai emprestar o Mina para o Palmeiras ou algum clube brasileiro? Acho que eu já respondi(risos).

Na classificação geral do Paulista, o Palmeiras é o líder com 32 pontos, 12 pontos à frente do Santos. No mata-mata, o Palmeiras só tem a vantagem de decidir como mandante, no segundo confronto.