Blog do Praetzel

Brasil depende menos de Neymar que Portugal de Ronaldo e Argentina de Messi

Alexandre Praetzel

Neymar é o centro das atenções da Seleção Brasileira. Pelo corte de cabelo, pelas postagens nas redes sociais e pela expectativa em torno do seu futebol. Contra a Suiça, foi abaixo do esperado.

Observando o grupo da Seleção, será que daria para ser campeão mundial, sem Neymar? Parece que o Brasil é menos dependente dele do que Portugal de Cristiano Ronaldo e a Argentina de Messi. Afinal, para muitos, Neymar está no pódio dos três melhores do mundo.

No caso de haver algum problema clínico, físico ou técnico, Tite poderia escalar um meio-campo com Casemiro, Renato Augusto e Coutinho. No ataque, Willian, Gabriel Jesus e Firmino. Um teste para evitar dependência, se for possível. Uma forma mais coletiva. É importante ter opções diferentes.

Tenho dito que o Brasil pode ser campeão sem Neymar, ao contrário de muitos brasileiros.

Portugal é Cristiano Ronaldo e mais dez. Se ele não faz gols, o sofrimento é terrível. O time não constrói. Contra Marrocos, foi assim.

Na Argentina, a situação é ainda pior, porque Messi é tudo. A equipe está sem identidade e espera ele resolver. Os outros jogadores o procuram a cada passe. Ninguém assume o jogo. Diante da Islândia, isso foi claro, com um ferrolho sobre ele.

Sem Neymar, existe algo no Brasil. Sem Cristiano Ronaldo e Messi, não sobra nada para Portugal e Argentina.

Então, se Neymar não está 100%, que Tite busque alternativas. A resposta virá ou não contra a limitada Costa Rica.