Blog do Praetzel

Vanderlei vê Palmeiras à frente do Santos. Goleiro ainda sonha com Seleção

Alexandre Praetzel

Vanderlei tem sido o melhor jogador do Santos nos últimos dois anos. Quando vemos a escalação, reconhecemos que o Santos começa mesmo pelo seu goleiro, grande responsável por vitórias, fechando o gol contra os adversários. Com DNA ofensivo, o Santos hoje tem a defesa como principal setor, no trabalho inicial de Jair Ventura. O blog entrevistou Vanderlei, exclusivamente, sobre o seu momento incontestável, a projeção para o Santos e o sonho de ainda ser convocado para a Seleção Brasileira. Confira.

A defesa é o melhor setor do Santos? O Santos começa pela defesa?

Não só o Santos. Cada equipe tem que ser assim. Tem que ter uma defesa forte para dar tranquilidade maior aos demais setores da equipe. Isso equilibra, dá uma junção melhor para a gente. A gente vinha pecando nisso nos primeiros jogos, levando gols que nos dificultavam um pouco mais. Mas agora acertou, todo mundo está marcando bem, o Jair vem no dia a dia, procurando acertar a defesa e os outros setores. A gente está conseguindo fazer isso, sem levar gols. Com os jogadores de qualidade que nós temos do meio para a frente, nós temos resolvido as partidas. A gente espera ficar assim o resto do ano, sem levar gols o maior número de jogos, para nosso ataque decidir lá na frente.

Jair Ventura mudou um pouco o estilo do Santos? Primeiro não perder?

O Santos não tem um DNA defensivo, é ofensivo, né. A gente sabe que vem tomando poucos gols, nos últimos anos, mas é uma equipe ofensiva. Isso ressalta a qualidade defensiva que a gente vem mostrando. Esperamos manter assim, um time competitivo, que ataca, mas também ter um time equilibrado, se defendendo bem e todo mundo se doando. Isso é o fundamental. Não adianta você ter um bom ataque, se a defesa não está bem. Acho que tem que ter o equilíbrio, que é fundamental no futebol.

Em que nível está o Santos em relação a Palmeiras, Corinthians e São Paulo?

Cara, é óbvio que se você olhar hoje o Palmeiras, está um pouco à frente pelo poder financeiro que ele tem, né. Foi ao mercado e buscou os melhores jogadores do Brasil. Já tinha um grande elenco. A gente sabe que o futebol é muito equilibrado também. A gente viu isso no ano passado. Eles fizeram grandes contratações, o próprio Flamengo também e acabaram não conquistando títulos. A gente sabe que é bem equilibrado aqui no Estado também. As quatro equipes são equipes que estão bem montadas. A gente vê o Corinthians, campeão brasileiro, e o São Paulo, contratando grandes jogadores. Então, a gente sabe que vai ser bem equilibrado. Esperamos fazer uma primeira fase muito boa e na hora do mata-mata, a gente vai ver. Vamos mostrar nosso melhor futebol e esperar conquistar esse título, que a gente deixou escapar no ano passado.

Por que você não é convocado para a Seleção Brasileira? É aspecto técnico só ou existe outra coisa?

Complicado falar porque tem profissionais do outro lado. As vezes, eles convocam jogadores que se encaixam melhor no perfil de jogo deles. Não sei, né. Eu falo sempre que a gente tem que estar fazendo nosso melhor trabalho no clube. Não adianta ficar só pensando no profissional que está lá. São profissionais competentes que estão fazendo um grande trabalho. Tite vem fazendo um trabalho espetacular. O Brasil está bem servido. Tem inúmeros goleiros que se vocês forem falar aí, terão oportunidades, fora os que estão na Europa. Estou tranquilo, fazendo o melhor trabalho. Tem quatro meses para a Copa do Mundo. Botar nas mãos de Deus. Será consequência do que a gente fizer no dia a dia. Não adianta ficar lamentando não. Tem que trabalhar cada vez mais e aguardar uma convocação para não sair mais.

Quando Taffarel visitou o Santos, ele conversou contigo e te deu alguma esperança ou não?

Ele conversou mais com a comissão técnica. Na época, era o Levir, Elano, entre outros. A gente sabe que ele não visitou só o Santos. Ele visitou outros clubes também. Ele procurou acompanhar o dia a dia dos goleiros. Isso é muito importante. A gente espera uma convocação, mas se não vier, a vida segue. Estarei sempre torcendo por todos.

Vanderlei chegou ao Santos em 2015. Aos 34 anos, disputou 173 jogos. Foi bicampeão paulista, em 2015 e 2016.

Em 2018, o Santos é líder do seu grupo, após oito rodadas, com 14 pontos. Enfrenta o Santo André, neste domingo, na Vila Belmiro.