Blog do Praetzel

Alisson, 75 milhões de euros. Quanto Cássio valeria na Europa?

Alexandre Praetzel

Alisson foi negociado com o Liverpool por 75 milhões de euros(R$ 335 milhões). O goleiro da Roma se tornou o goleiro mais caro da história. Particularmente, acho o valor pago, um verdadeiro absurdo. É um bom goleiro, do mesmo nível de Éderson e Cássio, seus parceiros de Seleção Brasileira. Fez uma boa temporada no futebol italiano e europeu, mas acredito que seja super valorizado. Na Copa do Mundo, foi discreto e não fez nenhuma grande defesa, além de ter falhado no gol da Suiça, na estreia brasileira.

Com esses números estratosféricos, fico imaginando quanto Cássio custaria, se estivesse atuando na Europa, atualmente. Se Alisson custou essa fábula, Cássio valeria 40 milhões de euros, pelo menos. Cássio esteve no futebol holandês por quatro temporadas, de 2007 a 2011, e disputou apenas 19 jogos, por PSV Eindhoven e Sparta Roterdam, dois clubes da Holanda.

Cássio é regular para bom, desde que estreou no Corinthians, em 2012, aos 25 anos. Viveu momentos ruins, em 2016, quando ficou fora de forma e se desentendeu com o treinador de goleiros, Mauri Lima. Mas recuperou sua posição no dia a dia e voltou a jogar em grande nível. Foi destaque no Mundial de 2012 e um dos responsáveis pelos títulos brasileiros de 2015 e 2017, além do bicampeonato paulista, em 2017 e 2018.

Hoje, acho que Cássio poderia ser titular em times europeus. E estaria valendo muito dinheiro se jogasse no Besiktas da Turquia ou Sampdoria da Itália, por exemplo. Na próxima convocação da Seleção Brasileira, acredito que Cássio mereça uma chance entre os titulares. Aos 31 anos, ainda é goleiro para mais um ciclo de Seleção. O futebol merece justiça, de vez em quando.