Blog do Praetzel

Palmeiras deveria ter negociado Dudu

Alexandre Praetzel

Ronaldo Nazário, ex-Fenômeno, tem uma tese de que quando um jogador quer deixar um time, não há quem o impeça. Eu concordo em parte, porque o futebol brasileiro hoje está nos ''pés'' dos jogadores. Assinam contratos longos e se acomodam, enquanto os dirigentes esperam por resultados imediatos e balanços positivos nos custos-benefícios.

O Palmeiras remou contra a maré. O presidente Maurício Galiotte bateu na mesa e brecou a saída de Dudu. O Shandong Luneng da China ofereceu 15 milhões de euros pelos direitos econômicos e abriu o cofre com uma proposta de R$ 100 milhões por cinco anos de contrato. Com tal quantia, quem não ficaria balançado, mesmo que vá ficar distante do bom futebol?

Dudu queria ir, mas Galliote o lembrou de um acordo feito em março, de que até dezembro ele não seria negociado. Como um menino birrento e sem necessidade, Dudu foi para o Instagram e disparou a seguinte frase: ''Feliz ou não, é a lei da vida. Seguir em frente com a cabeça erguida. Superando tudo que está por vir''. Óbvio que o conteúdo mostra que ele não está plenamente satisfeito, apesar do salário em dia, estrutura total e confiança do técnico Roger Machado e diretoria. Minutos depois, o teor foi modificado para ''Seguir em frente com a cabeça erguida e muito focado para superar tudo que está por vir!''. Seu assessor deve ter corrido para mudar o sentido, mas a torcida já tinha ficado na bronca.

Dudu se auto-pressionou com a postura adotada. Se jogar mal, pegarão no pé, insinuando que ele está com a cabeça nos milhões chineses. O comprometimento terá que ser triplicado.

Eu acho que o Palmeiras errou. Deveria ter aceito a oferta, até pelo fato de ser difícil aparecer uma proposta deste tamanho por um jogador que fará 27 anos, em janeiro. Talvez, se já houvesse uma reposição imediata, Dudu fosse negociado, contra a vontade do presidente.

Vamos aguardar as próximas atuações. O ano de 2018 mostra um Dudu em queda técnica e longe das ótimas atuações. A resposta precisa vir no campo, porque nas redes sociais, ele já está perdendo de goleada.