Blog do Praetzel

Cícero elogia o Palmeiras: “Se bobear, dá até três times por lá”

Alexandre Praetzel

O São Paulo tirou um peso das costas com a vitória de 2 a 0 sobre o Avaí e agora projeta um desempenho melhor e mais solto do time para enfrentar o Palmeiras, sábado, no Morumbi. O tricolor não perde para o Verdão desde 2002, na sua casa e todo clássico gera expectativas e repercussões. O blog entrevistou o meia Cícero, a respeito do momento da equipe, o tabu diante do rival e o momento de Cueva, em queda técnica e mal fisicamente. Confira.

Jogo contra o Palmeiras

''Dentro do Morumbi, diante do nosso torcedor, a gente tem que, independentemente do jogo que a gente pega, a gente tem que olhar sempre a vitória. A gente sabe que a equipe do Palmeiras é uma grande equipe, mas a gente tem que se impor como no primeiro tempo contra o Avaí, para tentar o resultado porque são dois times grandes e um jogo que é decidido em detalhe. Espero que a gente possa sair feliz no sábado''.

Equipe será praticamente a mesma para o clássico?

''Depende muito, depende de como o adversário joga também. Então, você tem que tentar ter esse encaixe, é isso o que o Rogério está tentando fazer e a gente está tentando assimilar isso aí da melhor maneira possível. A gente enfrentou o Avaí com uma formação que estávamos um pouco acostumados, mas é lógico que ele treina outras formações, caso precise, porque as vezes você tem que mudar uma situação de jogo para você ir atrás de um resultado ou segurar também. O mais importante é que todo mundo está ciente nesse quesito para que a gente consiga ter bons resultados, daqui para a frente''.

Palmeiras tem mesmo o melhor elenco do Brasil?

''Olha, é o time que mais investiu. A gente sabe que tem muitos bons jogadores lá. Se você for ver, se bobear, dá até três times lá no Palmeiras. Só que quando você entra para jogar, são 11 contra 11 e eu acho que, para ser sincero com você, o Campeonato Brasileiro é muito nivelado. Lógico que a gente sabe que o Palmeiras é o time que mais investiu, mas eu não consigo ver um time que seja melhor do que aquele e melhor do que esse. É um campeonato que vai ser muito equilibrado porque todos os times têm um nível de equilíbrio muito grande''.

São Paulo não perde para o Palmeiras no Morumbi, desde 2002. É uma questão de honra manter esse tabu?

''Espero que esse tabu continue, né. É jogo difícil, um clássico. Como a gente vai estar dentro dos nossos domínios, a gente tem tudo para fazer um bom jogo. Conseguimos uma vitória diante do Avaí para nos dar uma confiança maior e espero que essa sina continue porque que será muito bom para a gente''.

Como você analisa o momento do Cueva, após ele ser vaiado por parte da torcida?

''Olha, o Cueva, desde que eu cheguei aqui no São Paulo, eu vi que é um jogador acima da média. Eu sei das qualidades dele, até costumo brincar muito com ele, durante os treinamentos, as vezes até antes dos jogos. Falo, vamos lá e tal, porque a gente sabe da qualidade dele. Eu vou falar sem sombras de dúvidas para mim: hoje, o Cueva é o melhor meia na atualidade no futebol brasileiro. Isso eu falo pelo que eu entendo de futebol. Mas a gente sabe que as vezes, jogadores passam momentos que as coisas não dão muito certo em determinadas situações, mas o o Cueva, pela qualidade que ele tem, a gente sabe que a qualquer momento, ele pode desequilibrar e deslanchar num jogo e vai nos ajudar. Tenho certeza que ele é uma peça fundamental para a gente também neste time que a gente tem hoje''.

Cícero voltou para o São Paulo a pedido de Rogério Ceni. É titular e homem de confiança do treinador. O São Paulo defende uma marca de 12 partidas sem derrotas para o Palmeiras, desde 2002, no Morumbi. São sete vitórias e cinco empates.