Blog do Praetzel

Inter e Corinthians virou rivalidade nacional. Episódios mostram isso

Alexandre Praetzel

Inter e Corinthians virou uma rivalidade nacional, após quatro momentos importantes em duas gerações diferentes. Em 1976, quando comecei a entender o futebol, os dois decidiram o Campeonato Brasileiro, em jogo único no Beira-Rio. O Corinthians não ganhava títulos desde 1954 e chegava a Porto Alegre, após a histórica invasão da torcida ao Maracanã, na semifinal contra o Fluminense. Só que o Inter era mais time e confirmou o bicampeonato com vitória por 2 a 0, gols de Dario e Valdomiro, de falta, com reclamações dos corintianos de que a bola não havia entrado. Entrou, bastante. Em 1977, duelaram duas vezes pela Libertadores da América, a primeira do Corinthians, com um triunfo colorado e um empate. O Inter se classificou e o Corinthians foi eliminado.

Em 2005, 28 anos depois, o polêmico Brasileiro dos 11 jogos anulados, com o escândalo da arbitragem, protagonizado pelo ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho. A determinação do STJD, beneficiou o Corinthians e prejudicou o Inter, que era líder e passou para o quarto lugar, num intervalo de duas horas. A bronca se acirrou com o empate de 1 a 1, em novembro, no Pacaembu. O goleiro Fábio Costa fez pênalti escandaloso em Tinga e o árbitro Márcio Resende de Freitas não apitou e ainda expulsou Tinga. O resultado foi fundamental para o Corinthians ser campeão na última rodada, com o Inter como vice-campeão. Apesar do Corinthians não ter influência na anulação das partidas, o Clube claramente levou vantagem na competição. Este episódio jamais será esquecido pelos colorados e serviu para acirrar os ânimos. Qualquer confronto entre os dois, passou a ser encarado como diferente em relação aos demais.

Em 2007, o Corinthians foi rebaixado e até hoje, nomes importantes corintianos acusam o Inter de ter entregue o jogo para o Goiás, no Serra Dourada, num acordo entre o falecido Fernandão, o goleiro Clemer e o atacante Iarley com os goianos, sob o comando de Abel Braga. A derrota colorada salvou o Goiás e ajudou a rebaixar o Corinthians. O treinador e os ex-atletas negam tudo.

Em 2009, uma final de Copa do Brasil. O Corinthians de Ronaldo diante do Inter de D'Alessandro. Muita rivalidade e título corintiano, depois de uma vitória e um empate. A decisão até hoje é lembrada pelo DVD apresentado pelo ex-presidente Fernando Carvalho, apontando erros de arbitragem a favor do Corinthians, antes do segundo confronto. Eu estava lá e falei a Carvalho que aquilo não tinha nexo naquele momento, porque as coisas se definiriam em campo. O Inter fez um jogo razoável e o Corinthians mereceu a conquista.

De lá para cá, qualquer episódio serve para acirrar os ânimos. O último foi o negócio envolvendo a troca Valdívia por Giovanni Augusto. Apesar dos desmentidos, tudo estava encaminhado, mas com o vazamento na mídia, a transação não andou e as duas diretorias trocaram acusações.

Agora, duas partidas pela quarta fase da Copa do Brasil. Corinthians na Série A e Inter na Série B. Podem esperar que serão dois embates com muita competição e entrega. Quem passar, certamente, vai gozar o outro e será assim eternamente. Torço para que tudo sempre se decida entre as quatro linhas.

 

*Curso de Jornalismo Esportivo em São Paulo, no mês de maio. Informações pelo cursojoresportivo@gmail.com