Blog do Praetzel

Autuori reclama do futebol jogado no Brasil: “temos de parar e refletir”

Alexandre Praetzel

Paulo Autuori não é mais técnico de futebol. Transformou-se em um gerente-executivo para coordenar e apoiar os trabalhos das comissões técnicas do Atlético-PR, em quatro categorias. Autuori entende que é uma função nova, mas totalmente distante de negociações e envolvimento com contratações. Em entrevista exclusiva ao blog, Autuori valoriza demais a gestão do Atlético-PR, prevê um futuro de protagonismo para o clube paranaense e critica os rumos do futebol brasileiro, longe do bom momento da seleção brasileira. Confira a seguir.

A qualidade duvidosa dos times brasileiros lhe incomoda, principalmente, no Campeonato Brasileiro?

Ano passado, mesmo fazendo uma boa campanha, eu cansei de falar que o campeonato estava em um nível para baixo. Aí as pessoas, infelizmente, criticam. É hora de nós fazermos uma auto-análise e vermos né. Então, a responsabilidade ela tem que ser compartilhada e nós temos a nossa. Não dá para se esconder disso. Não dá para as partes ficarem jogando, sacudindo a água do capote, umas para as outras. Temos, de uma forma geral, parar e refletir e pensar que o futebol brasileiro não é seleção brasileira, que está fazendo um excelente trabalho pelo ótimo e a excelência do Tite, inteligência dele de saber utilizar os jogadores de fora. Então, os treinos dele são nos clubes, trabalha com conceitos atuais. Esses jogadores já sabem exatamente aquilo que devem fazer porque fazem nos seus clubes. Então, é mérito total do Tite, mas o futebol brasileiro não é a seleção brasileira. Nós temos muitos problemas aqui, temos que parar, refletir, pensar. Agora, isso é uma responsabilidade de todos.

Essa função de diretor-executivo está lhe agradando?

Não, eu não sou diretor-executivo. Eu trabalho junto com as comissões técnicas Sub-15, Sub-17, Sub-19 e profissional. Eu não quero, não participo de negociações, né cara, não tenho essa figura. Não é para mim, é uma coisa que eu, particularmente, não quero fazer, deixei isso claro. Então, é muito mais na parte técnica, o que tem a ver com o futebol, aplicação naquilo que a gente entende que deve ser no clube, como um todo.

Foste convidado pelo Atlético-MG? Não tem nada?

Não, não. Não tem nada, Fico feliz porque não estou nem um ano nessa função. Acho que é a necessidade que tem de pessoas que são do futebol, que já estão no futebol, vivenciaram muitas situações positivas, negativas, que têm a ver com a gestão de pessoas, de saber lidar. Acho que é uma função carente no futebol brasileiro, estamos confundindo isso com diretor-executivo, é uma função completamente diferente de gerência, muito mais abrangente do que aqueles que têm que estar próximos, facilitando o trabalho dos técnicos, porque tudo cai no trabalho dos técnicos. Então tem que ter alguém que possa dar a cara também e dizer, pera aí a culpa não é do técnico não, se é dele, é minha também, entendeu. É isso que eu tento fazer, exatamente aquilo que sentia falta e que todos os técnicos brasileiros, no fundo, sentem.

Técnicos tiveram tempo para trabalhar na parada das eliminatórias e os times pioraram, na maioria. Isso incomoda também?

Eu acho que aí, nós temos que fazer uma reflexão mais profunda. Eu te digo isso pelo seguinte. Você joga, joga, quando você tem uma semana ou dez dias cheios, dois dias é para você recuperar da quantidade de jogos que se teve, na primeira semana livre que se teve. E ao aproximar o jogo, na véspera você não faz muito. Não vamos dizer que em sete dias, você vai ajeitar, entendeu? E a outra coisa é a falta de rotina de você ter uma semana toda. Então, há uma necessidade grande de dar uma relaxada em relação a sequência de jogos que é a realidade, na maior parte do calendário brasileiro. A partir do momento que isso for uma constante ao longo de todo o campeonato, só agrupar em alguns momentos como acontece na Europa, porque às vezes muita gente fala, lá na Europa também se joga. Se joga, mas você sabe exatamente onde esses jogos irão se acumular e você se prepara minimamente, para isso aí. Então, é uma análise profunda, é isso que a gente precisa, refletir com todos os segmentos do futebol. Não é que um tenha razão, outro não. E a gente fica brigando entre nós. No fundo, como é que o espetáculo fica? Fica desta maneira que está com cada um tentando passar uma imagem que não é o responsável e deveríamos todos com humildade, refletir. Uma coisa para ficar muito clara. A Alemanha sempre foi muito vitoriosa em relação a clubes e seleções e parou para refletir. Pera aí, cara. Mesmo ganhando títulos, não é assim que a gente quer. E por que a gente não faz a mesma coisa? Porque somos arrogantes , não temos a humildade necessária de entender. Nós queremos dizer a Venezuela não é nada. Comparar com a gente? É covardia comparar com a Venezuela. Tem que comparar a Venezuela com eles mesmos. Estou dando apenas um exemplo. Então, eles evoluíram porque a comparação é deles com eles mesmos. Então, a gente tem que comparar conosco mesmo, o que fazemos hoje e o que fizemos ao longo da nossa história.

O ex-presidente Petraglia disse que em dez anos, o Atlético será campeão do mundo. O Atlético ainda é um time médio? Falta alguma coisa?

Quando ele falou, ele falou claramente que quer preparar a equipe para poder estar envolvida na disputa por um título mundial. E isso aí é um desafio com essa excelência que o clube tem em termos de infraestrutura, organização e metodologia, é fazer o futebol do clube ser feito com essa excelência. Mas isso é muito complicado, é um processo. Até porque as equipes do Atlético sempre se caracterizaram por jogar defendendo e saindo. E agora a ideia, de trabalhar o futebol todo, é para ter uma equipe que possa ter o controle do jogo, ser protagonista e não ser coadjuvante. Esse é o grande desafio dos profissionais que lá trabalham e da gestão. A gestão é exemplar. Eu posso assinar embaixo que é a melhor que eu já vi, em relação a trabalho. Em 20 anos, deixou de ser praticamente um clube de bairro para ter hoje um patrimônio espetacular, o único clube que tem uma arena própria. Amanhã, posso sair do Atlético, mas vou continuar falando exatamente isso. O futebol brasileiro precisa de gestões dessa maneira. O que se passa dentro de campo, aí é jogo de futebol, é outra situação.

Fabiano Soares foi uma indicação tua?

Fabiano é um treinador que foi bem na Europa e eu estou, como estava para o Eduardo Baptista, por isso me afastei um período do clube, porque acho que você deve começar e acabar um ciclo. Depois, se analisar e ver se foi bom ou se foi mau. Acho que isso não acontece no futebol brasileiro. Então, desde que o Eduardo assumiu, eu falei: na hora que ele saísse, eu sairia. Foi o que eu fiz, né. Saí, fiquei fora, tive alguns convites, o próprio presidente Petraglia e o presidente Salim souberam, alguns clubes entraram em contato com eles. Não havia motivo para eu sair do clube, estava bem, apenas em uma situação, prometi a mim mesmo quando eu estivesse nessa função, se o técnico saísse, eu sairia também, porque acho que é uma covardia jogar a culpa sempre nos técnicos.

Paulo Autuori está com 61 anos e treinou o Atlético-PR, em 2016. Mudou de função e apoiou a chegada de Eduardo Baptista, saindo do clube, quando Eduardo foi dispensado. Voltou em seguida, em um acordo com a diretoria. Como técnico, foi campeão brasileiro pelo Botafogo, ganhou duas Libertadores da América por Cruzeiro e São Paulo e foi campeão mundial interclubes pelo tricolor, em 2005.