Blog do Praetzel

Jairzinho defende o trabalho do filho no Botafogo e evita falar de Ronaldo

Alexandre Praetzel

Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970, com gols marcados em todos os jogos do Mundial, é pai de Jair Ventura, técnico do Botafogo. Aos 71 anos, o ex-craque botafoguense e cruzeirense, defendeu o trabalho do filho à frente do clube carioca, em entrevista ao blog. Jairzinho também descobriu Ronaldo Fenômeno, em 1993, no São Cristóvão do Rio de Janeiro, mas nunca teve o reconhecimento merecido pelo ex-jogador, hoje empresário. Acompanhem abaixo.

Trabalho do filho no Botafogo

''Eu sou treinador também. Eu sou duvidoso de poder dizer que o Jair está fazendo um excelente trabalho à frente da equipe principal do Botafogo. Se você fizer um retrospecto dos anos, Jair está há sete anos no Botafogo. Começou nas divisões de Base, juvenil, juniores, ganhou títulos dentro do Brasil, fora do Brasil. Teve experiências na Seleção Brasileira Sub-17, Sub-20. Foi aguardando com muita tranquilidade o momento exclusivo. Ele tem a experiência de sete treinadores anteriores, inclusive Ricardo Gomes, que foi agora o mais recente que ele trabalhou junto. Então, ele está aplicando a filosofia que ele acha que é correta. Eu apenas estou batendo palmas. Eu não estou interferindo em nada. Só disse para ele. Seja você na hora da derrota e seja você na hora da vitória. Só que ele nesse exato momento está num crescente de vitórias e que eu espero que ele possa de fato ajudar o Botafogo a continuar na primeira divisão porque ganhar títulos é impossível''.

Botafogo dará seguimento ao trabalho

''Olha só meu amigo. O futebol é muito complexo porque hoje você pode estar sendo aplaudido igual ele foi aplaudido nestes últimos três jogos, até perdendo ele foi aplaudido. Há muitos anos que eu não vejo a torcida botafoguense estar tão entusiasta como está agora com o comando do Jair. Então, vamos torcer que exista ali a boa vontade da direção do Botafogo e que possa dar a ele a oportunidade para mais um período à frente da equipe principal''.

Futebol brasileiro hoje

''Bom, os dois pontos mais importantes do futebol chamam-se a qualidade com técnica e o Brasil está muito carente em termos de qualidade. Hoje, tem um ponto que é muito importante, que sempre foi uma referência, que é o número dez. Quem é o número dez do Brasil? Eu não consigo vê-lo. Então, isso é a maior preocupação. Mas ainda há tempo, vamos esperar que o Tite possa dar a nós o que nós desejamos, que é a classificação, para que o Brasil continue sendo a única seleção a nunca ter faltado a nenhuma Copa do Mundo e que nessa transformação e renovação que ele está fazendo, possam surgir verdadeiramente jogadores de alto nível''.

Mágoa com Ronaldo Fenômeno

''Eu prefiro não falar sobre isso. Eu só desejo que ele tenha muita sorte''.