Blog do Praetzel

Empresário de Bernard diz que atacante deve permanecer na Europa

Alexandre Praetzel

Bernard deve ficar na Europa ou jogar na China. Essa é a projeção para o atacante brasileiro, aos 25 anos, livre no mercado, após o final de contrato com o Shakhtar Donetsk da Ucrânia. Bernard esteve em São Paulo e cogitou-se a possibilidade dele retornar ao Brasil, algo difícil de acontecer. O blog entrevistou o empresário de Bernard, Adriano Spadotto. No papo exclusivo, Adriano revelou onde Bernard deve atuar, a partir do segundo semestre da temporada, elogiando clubes brasileiros. Confira a entrevista.

Qual a situação do Bernard hoje?

Acaba o contrato com o Shaktar, agora, dia 30 de junho. Já fizemos a despedida do Shaktar, e realmente, ele está livre.

A tendência é ele voltar para o Brasil ou permanecer na Europa?

A tendência é que ele permaneça na Europa. A gente está analisando as propostas há seis meses. Tem várias propostas de clubes da Europa, tem da China, Ásia, Brasil, mas a tendência é que a gente possa ficar mesmo na Europa.

Para um jogador de 25 anos, o que pesa mais? Evoluir no mercado europeu ou retornar ao Brasil?

O Brasil hoje é um grande cenário. Pega o Palmeiras, Corinthians, o próprio Atlético-MG, Flamengo, São Paulo, são clubes grandes que têm investido bastante. Você pega o exemplo do Palmeiras, que tem um grande diretor como o Alexandre Mattos. Pega o Atlético-MG, onde o Bernard fez uma história. Pega o Flamengo, que tem investido, fez agora uma grande venda do Vinícius Jr. Então, são grandes equipes. Pega o Grêmio, que também é considerado um dos maiores da América, tem um grande treinador como o Renato Gaúcho, um grande diretor como o André Zanotta. Então, o Brasil também é um grande cenário. Um exemplo é que tem jogadores que estão na Seleção, que estão jogando no futebol brasileiro. É que o Bernard, aos 25 anos, um atleta jovem, almeja ainda disputar mais uma Copa do Mundo. Então, a grande possibilidade dele jogar uma Champions League, novamente, como ele foi bem esse ano. O projeto dele foi de cinco anos do Shaktar e agora, está na hora dele dar um mais ''upgrade'' na carreira e jogar num grande na Europa.

Qual seria esse grande clube da Europa? Você já tem o país definido?

A gente tem conversado com clubes da Inglaterra, Itália, Espanha. Agora, vamos analisar. Tivemos reuniões em São Paulo, colocamos tudo no papel. Estou viajando para a Europa e devo ficar lá até o final da janela para definir o futuro dele.

O Palmeiras fez alguma proposta oficial pelo Bernard?

Eu tenho um bom relacionamento com o Alexandre Mattos. Um cara que eu considero, respeito. Sempre a gente está se falando, não só do Bernard, como de outros assuntos. Inclusive, ele está na Rússia. Meu amigo, mas não tem nada a ver com o Palmeiras. Bernard, é muito difícil voltar para o Brasil, nesse momento.

Tu citaste outros clubes. Tentaram contratar o Bernard?

O Atlético-MG tem uma história, Bernard foi a maior venda do clube na história de Minas Gerais. Nós temos um bom relacionamento com o presidente Sette Câmara. No Grêmio, tenho contato com o Zanotta. Então, quando fizemos a despedida do Shaktar e surgiu a informação de que o Bernard estava livre, é normal uma ligação, pelo menos perguntando, qual o pensamento do Bernard, o que ele vai fazer, vai voltar para o Brasil, vai ficar lá fora. Isso é normal. Mas não teve nada de proposta nenhuma. Interesse, entre aspas, mas nenhuma procura, oferta, porque o pensamento do Bernard é de que ele fique na Europa ou vá para a China.

O apelido de ''Alegria nas pernas'', durante a Copa de 2014, atrapalhou o Bernard na Seleção Brasileira?

Creio que não, Alexandre. Infelizmente, foi aquele jogo que ele substituiu o Neymar, naquele 7 a 1. Infelizmente, aconteceu. Acho que é muito difícil acontecer de novo. Não atrapalhou não. Ele teve a oportunidade, era o jogador mais jovem da seleção, naquela situação. Isso serviu de experiência. Você vê que ele teve uma grande Champions League esse ano e está despertando o interesse de grandes clubes da Europa. Então, ele dará a volta por cima, como deu esse ano. Fez dois anos com o técnico Paulo Fonseca. Fez belas temporadas, você deve ter acompanhado. Quem sabe tenha uma nova oportunidade na seleção, um dia, respeitando a opinião do nosso treinador Tite. A seleção está muito bem comandada e com grandes jogadores.