Blog do Praetzel

Na Copa do Brasil, Dérbi só na final. Palmeiras e Santos numa possível semi

Alexandre Praetzel

As quartas-de-final da Copa do Brasil terão Corinthians X Chapecoense, Flamengo X Grêmio, Vasco ou Bahia X Palmeiras e Cruzeiro ou Atlético-PR X Santos. Numa análise inicial, podemos dizer que o sorteio foi mais favorável ao Corinthians, que enfrentará o adversário mais fraco da fase. No entanto, o Corinthians terá Fla ou Grêmio, numa eventual semifinal.

Do outro lado, Palmeiras é favorito contra Vasco ou Bahia. A tendência é o Bahia se classificar, depois de ter ganho por 3 a 0, em Salvador. O jogo de volta será em São Januário, após a Copa do Mundo.

O Santos pegou uma parada dura. O Cruzeiro é o provável oponente, depois de ter vencido o Atlético-PR por 2 a 1, em Curitiba. A volta será no Mineirão. O Santos não vem bem, mas a parada para a Copa do Mundo pode determinar a chegada de reforços ao Santos e a saída de nomes do Cruzeiro. Ainda assim, o Cruzeiro é mais forte. Se passar o Furacão, confrontos equilibrados.

Numa projeção para as semifinais, acho que Corinthians X Grêmio e Palmeiras X Cruzeiro, são os favoritos. Óbvio que num mata-mata, tudo pode se equilibrar. Mas pela tendência atual, esses são os quatro melhores, avaliando a temporada.

Foram 21 títulos de Copa do Brasil, neste sorteio. Grêmio e Cruzeiro com cinco. Fla, Corinthians e Palmeiras com três. Vasco e Santos com uma conquista.

Sem dúvida, será uma fase com grandes partidas e forças medidas. Tudo pelo título e pela premiação recorde de R$ 50 milhões.