Blog do Praetzel

O São Paulo de hoje me lembra o Palmeiras de 2014

Alexandre Praetzel

O São Paulo está ameaçado de rebaixamento, sim. Tem apenas 12 pontos em 42 disputados e estreou um treinador, na 13ª rodada. Para quem acompanhou a trajetória difícil de times grandes ameaçados, nos últimos anos, o São Paulo me lembra o Palmeiras de 2014, salvo na última rodada daquele ano, favorecido por um tropeço do Vitória contra o Santos.

Em 2014, após 14 jogos, o Palmeiras era 14º colocado e tinha 14 pontos, dois pontos à frente do lanterna Coritiba, numa disputa absurda na parte de baixo da tabela. O São Paulo tem 12 pontos e é o 18º.

O Palmeiras escapou com 40 pontos. Provavelmente, o número subirá em 2017.

O São Paulo está com seis estrangeiros no elenco. O Palmeiras tinha sete e contratou quatro argentinos no meio do ano: Tobio, Mouche, Allione e Cristaldo.

O tricolor ainda está em formação e ninguém consegue dizer quais são os titulares. O Palmeiras nunca teve um time estruturado e penou até o fim.

Rogério Ceni caiu na 11ª rodada, Pintado ficou um jogo como interino e Dorival Jr. chegou. No Palmeiras de três anos atrás, Gilson Kleina caiu na 3ª rodada. Alberto Valentim foi interino até a parada da Copa do Mundo e o argentino Gareca assumiu, dispensado depois de nove jogos do Brasileiro. Dorival Jr. foi contratado e comandou a equipe em 20 partidas.

Acredito que o São Paulo tem melhores jogadores e elenco em relação ao Palmeiras, mas as situações são bem parecidas. Os dois planejamentos foram equivocados. O São Paulo ainda tem gente para estrear e Rodrigo Caio pode sair a qualquer momento. Reforços não estão descartados. Dorival iniciou com tempo para tirar o tricolor do Z4, mas já admite preocupação com o momento delicado e pouco tempo para treinar, a curto prazo.

A nível de comparação, o Palmeiras que terminou o Brasileiro de 2014 foi escalado com Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Nathan (Victorino) e Vítor Luiz; Gabriel Dias, Renato, Wesley (Cristaldo) e Valdívia; Mazinho (Mouche) e Henrique Dourado.

Acho que Renan Ribeiro; Bruno, Arboleda, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Petros, Gomez e Cueva; Wellington Nem e Pratto é uma formação superior, mas não tem provado isso e vive uma fase técnica terrível. As coincidências podem aumentar pelo pensamento de futebol equivocado, nas duas ocasiões. A diferença é que o Palmeiras já conhecia o gosto amargo da segunda divisão. O São Paulo ainda não. Então, é bom o São Paulo tomar cuidado, porque muitas vezes os presidentes rivais copiam o que há de pior nos adversários. A história já mostrou isso.