Blog do Praetzel

São Paulo mantém o tabu com jogo coletivo superior ao Palmeiras

Alexandre Praetzel

O São Paulo manteve o tabu de 15 anos sem derrotas para o Palmeiras, no Morumbi, com justiça. Após um primeiro tempo equilibrado, o tricolor voltou para a segunda etapa com jogo coletivo superior e venceu por 2 a 0, com gols dos destaques da partida: Lucas Pratto e Luiz Araújo.

Rogério Ceni escalou o time no 3-4-3, com Lucão na zaga e Marcinho de ala-direito. O ex-atacante do São Bernardo cumpriu a função sem sustos e ainda deu o passe para Pratto abrir o placar em falha de Fernando Prass. O Palmeiras surgiu com uma formação inédita, acreditando na qualidade individual dos atletas. Teve minutos com mais posse de bola e a chance do empate em pênalti duvidoso de Jucilei sobre Jean, com o próprio Jean desperdiçando a cobrança. Depois deste lance, o Palmeiras caiu demais e o São Paulo mandou no clássico com Pratto como assistente para Luiz Araújo fechar o placar em novo erro de Prass. O goleiro assumiu que as bolas eram defensáveis.

No geral, o São Paulo pareceu mais equilibrado em campo, com os jogadores se dedicando mais nas divididas e Rogério Ceni levando vantagem diante de Cuca, nas substituições. Cueva foi sacado com justiça, com outra atuação ruim. Guerra era o principal armador palmeirense, mas foi substituído de maneira equivocada. O treinador do Verdão estreou Mayke, com desempenho discreto e parecendo sem ritmo de jogo. O clássico terminou com uma equipe organizada frente a outra desnorteada. O mérito são-paulino foi brecar as qualidades do adversário e conseguir chegar com mais eficiência à área palmeirense.

Ganhou o melhor nos 93 minutos. O São Paulo tirou um peso das costas contra o Avaí e evoluiu no jogo seguinte. Passará uma semana leve, apenas treinando e, quem sabe, virando líder domingo que vem, se derrotar a Ponte Preta, em Campinas. O Palmeiras tem Inter pela Copa do Brasil e Galo pelo Brasileiro. Outra semana duríssima. O futebol é muito dinâmico, realmente.