Blog do Praetzel

Direção do Santos perdeu 40 dias para dispensar Jair. Trabalho não foi bom

Alexandre Praetzel

O Santos dispensou Jair Ventura. Em sete meses de trabalho, o treinador teve aproveitamento de 44,4%. Foram 39 jogos, com 14 vitórias, dez empates e 15 derrotas. O trabalho não foi bom. Em nenhum momento, o Santos teve padrão de jogo e boas atuações. Jair insistiu num esquema com três, ou até quatro atacantes, sem um meio-campo que funcionava. O discurso de que não tinha um armador no elenco, sempre foi uma desculpa esfarrapada, porque é obrigação do treinador encontrar outras opções táticas. O Santos poderia atuar com três zagueiros, com bons nomes no grupo. Foi até o fim com suas convicções, com desempenhos bem modestos. Em entrevistas pós-jogos, via outros jogos, em relação ao que acontecia. Isso também incomodava muita gente no clube.

Eu sempre sou a favor do trabalho e da continuidade, mas desta vez, o Santos acertou, apesar de perder 40 dias, na parada da Copa do Mundo. Antes do Mundial, o Santos já vinha mal, mesmo classificado para as quartas-de-final da Copa do Brasil e oitavas da Libertadores da América. No Brasileiro, flerta com a zona de rebaixamento, desde que o campeonato começou, há 14 rodadas. Já era para ter trocado, dia 13 de junho. O planejamento foi equivocado mais uma vez.

Agora, o Santos está no mercado. Zé Ricardo, Dorival Jr. e Cristóvão Borges, são nomes comentados. O certo é que o Santos pode jogar e render mais, com qualquer técnico. O elenco é bom, para a realidade brasileira.