Blog do Praetzel

São Paulo volta a ser favorito diante do Corinthians, depois de muito tempo

Alexandre Praetzel

O São Paulo recebe o Corinthians, neste sábado, no Morumbi lotado. De uns tempos para cá, dá para dizer que o tricolor volta a ser favorito diante do rival, após derrotas e eliminações seguidas para o adversário. Desde que Diego Aguirre chegou, o São Paulo se reformulou como time e cresceu. Consolidou uma forma de jogar, rodou o elenco, mudou a atitude e viu a melhora de alguns jogadores. Nene virou o principal nome e Diego Souza começou a justificar o investimento, além da ótima contratação de Éverton(desfalque pelo terceiro cartão amarelo). O São Paulo está em segundo lugar no Brasileiro com 26 pontos em 39 disputados, um atrás do líder Flamengo. Antes do início do campeonato, ninguém imaginava que o São Paulo pudesse estar nesta situação. Por isso, a responsabilidade de Aguirre, é ainda maior. O uruguaio anda com estrela até na indicação dos reforços, como o equatoriano Joao Rojas, que causou boa impressão na sua primeira partida.

Do lado corintiano, o time perdeu Balbuena e Maycon, dois titulares incontestáveis. Tem o reinício de um trabalho com Osmar Loss, numa mudança de perfil e metodologia. Isso sempre leva um certo tempo para funcionar, mesmo que Loss já estivesse na comissão técnica. Dos titulares deste sábado, só Danilo Avelar é uma novidade. Os demais já estão habituados aos altos e baixos do clube, com saídas repentinas de atletas. Apesar de ter sido bicampeão paulista, vejo o Corinthians um pouco abaixo do São Paulo, em relação às atuações. Claro que o Corinthians pode chegar e vencer, mas acredito que o São Paulo esteja mais arrumado.

Para lembrar, no retrospecto geral, o Corinthians tem 127 vitórias contra 103 do São Paulo. Até na casa são-paulina, a vantagem é corintiana com 50 triunfos a 37. No Paulista deste ano, foram duas vitórias corintianas e uma são-paulina.

Quem me acompanha, sabe que gosto de comparar jogador por jogador, do ponto de vista individual, em dias de clássico. Então, vamos lá.

Jean  X  Cássio

Militão  X  Fagner

Arboleda  X  Pedro Henrique

Anderson Martins  X  Henrique

Reinaldo  X  Danilo Avelar

Hudson  X  Gabriel

Liziero  X  Renê Jr.

Nene  X  Rodriguinho

Lucas Fernandes  X  Jadson

Rojas  X  Romero

Diego Souza  X  Matheus Vital

Diego Aguirre  X  Osmar Loss

6×6 na avaliação do blog. Aposto em São Paulo 2×1, num bom jogo de futebol.