Blog do Praetzel

Médico do Palmeiras admite que Borja pode passar por cirurgia no joelho

Alexandre Praetzel

Borja está voltando a São Paulo, para se reapresentar ao Palmeiras. O atacante colombiano está com dores no joelho direito e pode ser submetido a uma cirurgia, após a observação e análise de alguns exames realizados, ainda na Rússia, servindo à sua seleção.

O blog fez contato com o médico do Palmeiras, Dr. Gustavo Maglioca, que acompanha a delegação no Panamá, onde o Palmeiras fez dois amistosos. Confira.

Como está a situação do Borja? Já há imagem do exame no joelho? 

Na última sexta-feira, o Borja, treinando, sofreu um trauma, uma pancada no joelho. Esse trauma piorou. Fez com que piorasse a lesão que ele tem no menisco do joelho direito. Ele conduziu bem de forma eficiente, porém, esse trauma gerou uma piora, uma involução da lesão. A gente acompanhou ao longo dos quatro dias, até a partida, ele evoluiu bem, mas clinicamente não tinha condição de jogar e foi cortado. A gente está trazendo ele para São Paulo para uma investigação mais aprofundada. Como você mesmo disse, ele tem imagem. A imagem mostrou alteração estrutural no menisco, uma piora, o acometimento aumentado e a gente quer ver clinicamente e submeter o nosso processo de exame de imagem para uma avaliação um pouco mais definitiva do que fazer. Essa é a condição. Amanhã, ele deve chegar, para começar uma batelada de exames e avaliações clínicas com ele para a gente tomar a melhor decisão.

Borja pode passar por alguma cirurgia?

Não acho que seria precoce. Obviamente, a análise estrutural requer uma análise clínica complementar. Então, não adianta só a gente tratar a ressonância, tem que tratar o joelho e tratar o Borja. Mas, não acho que é precoce, é prudente considerar a hipótese de uma possível intervenção cirúrgica, até pelo alto investimento do atleta, pela demanda, risco de novos entorses, risco de novos traumas. Então, assim, pela piora da lesão, justificaria, sim, a intervenção. Não acho precoce, acho que seria prudente primeiro acabar com todas as avaliações, para cravar a necessidade. Mas não seria errado dizer que existe, sim, uma possibilidade de intervenção.

Borja fez tudo para ir à Copa do Mundo. As dores no joelho já o incomodavam, antes da convocação para a Seleção. No Mundial, ele foi pouco aproveitado pelo técnico José Pékerman. No último jogo, diante da Inglaterra, ficou fora até do banco de reservas.