Blog do Praetzel

Palpites para as oitavas. Passam dois sul-americanos e seis europeus

Alexandre Praetzel

As oitavas-de-final da Copa do Mundo estão definidas e prometem equilíbrio, apesar de um lado estar mais forte que o outro. Neste quadro, o Brasil foi favorecido. Pega o México e depois terá Bélgica ou Japão, nas quartas-de-final. Chegando na semifinal, terá Uruguai, Portugal, França ou Argentina. Claro que a Bélgica é um time técnico e com bons jogadores em todos os setores. A geração belga, ironizada por muitos, pode incomodar e ser a surpresa deste Mundial.

Os confrontos começam neste sábado e o blog deixa os seus palpites.

Uruguai X Portugal – jogo equilibrado. Uruguai não levou nenhum gol na primeira fase, com bom sistema defensivo e destaque para o zagueiro Godín. A melhor atuação foi sobre a Rússia, com um 3 a 0 consistente. Portugal passou trabalho num grupo mais difícil e, claramente, depende de Cristiano Ronaldo. A curiosidade maior é como o Uruguai vai marcá-lo. Uruguai nos pênaltis.

França X Argentina – o forte jogo tático e físico dos franceses contra a tradição argentina e Messi. Pela primeira fase, a França é favorita, mesmo que não tenha feito uma primeira fase brilhante. A Argentina chegou se arrastando, mas tem Messi e bons valores individuais. Jogaço. Fico com a França.

Brasil X México – o Brasil é muito favorito, apesar da boa organização mexicana. Eles evoluíram, mas ainda não vejo como o Brasil pode perder, com a seriedade e o trabalho da comissão técnica e o foco da equipe brasileira no resultado. Brasil, ao natural.

Bélgica X Japão – os belgas e sua boa geração ganharam seus três jogos e com reservas diante da Inglaterra. É muito mais time que o Japão. Talvez a Bélgica seja a mais favorita das oitavas. O Japão tem disciplina, mas é bastante inferior. Se der Japão, será a maior zebra da Copa. Bélgica passa.

Espanha X Rússia – a demissão do técnico Julen Lopetegui parece que atrapalhou a Espanha, dois dias antes da estreia. O time tem muita qualidade técnica, mas sofreu contra Irã e Marrocos. Tem uma forma definida de jogar e grandes nomes, mas parece auto-suficiente em muitos minutos das partidas. Terá um adversário duro pela frente. A Rússia não é baba. Fico com a Espanha, mas com dificuldades.

Croácia X Dinamarca – Croácia é favorita. Uma equipe concentrada e com boa técnica. Modric e Rakitic são dois volantes/meias que o mundo gostaria de ter. Tem mais time que a Dinamarca e vai encarar uma retranca pela frente. Olho em Eriksen. Discreto na primeira fase, mas tem bola no corpo. Fico com a Croácia.

Suécia X Suiça – o jogo mais igual de todos. Duas escolas com fortes esquemas defensivos, muito físico e velocidade. Na bola, acho a Suiça um pouquinho melhor. Mas vejo a Suécia com mais pegada e temperamento. Vou na Suécia.

Colômbia X Inglaterra – jogo interessante. A Colômbia tem bons jogadores e mais experiência. A Inglaterra parece mais organizada. Se James Rodriguez for desfalque, a balança pende para os ingleses. Kane será decisivo no duelo contra os zagueiros Mina e Sanchez. Aposto na Inglaterra.

Tomara que sejam grandes partidas, com bom futebol e lances maravilhosos. A Copa merece mais técnica, apesar de estar bem disputada. Vamos ver.