Blog do Praetzel

Boca Juniors na dependência do Palmeiras. Não deixa de ser uma surpresa

Alexandre Praetzel

Quando houve o sorteio dos grupos da Libertadores da América, apontávamos a chave do Palmeiras como uma das mais difíceis da primeira fase. Boca Juniors e sua tradição sul-americana, com vários títulos. Junior de Barranquilha, sempre um time técnico e complicado de enfrentar na Colômbia e o Alianza Lima, com sua grandeza interna, apesar de ser o mais fraco. Passadas cinco rodadas, o Palmeiras está classificado. Só depende de um empate nesta quinta-feira, em Lima, para ser o primeiro colocado.

Por incrível que pareça, o Boca Juniors ficou na ''mão'' do Palmeiras, o que não deixa de ser uma grande surpresa. Conseguiu o empate em Barranquilha, chegando aos seis pontos. O Junior tem sete. Na última rodada, o Junior pegará o Palmeiras, no Allianz Parque, e o Boca recebe o Alianza, em La Bombonera. Se o Junior derrotar o Palmeiras, elimina os argentinos.

O Boca é o virtual campeão argentino e foi apontado como um dos favoritos ao título da Libertadores. Quando vemos o time em campo, não há nada disso. Uma equipe sem muita inspiração e pouco espírito competitivo. Longe dos grandes esquadrões boquistas. Se cair fora, será um grande vexame, pelo investimento que foi feito e por toda a expectativa sobre o elenco.

Agora, para qualquer time, é melhor ter o Boca eliminado na primeira fase ou deixá-lo vivo para as oitavas-de-final, correndo o risco de enfrentá-lo no mata-mata, através do sorteio?

Um dilema para os torcedores debaterem e um assunto para Roger Machado e os jogadores evitarem. Certamente, haverá o discurso de que o Palmeiras tem que vencer todos os adversários, sem se preocupar com os outros.

Claro que se os palmeirenses pudessem escolher, não gostariam de pegar o Boca Juniors, na próxima fase. Se o Boca Juniors se classificar, pode reagir e se preparar melhor, durante a parada para a Copa do Mundo. A rodada decisiva será muito interessante. A conferir.