Blog do Praetzel

Santos pode surpreender e ter a melhor campanha da Libertadores hoje

Alexandre Praetzel

O Santos pode atingir a melhor campanha da primeira fase de grupos da Libertadores da América, se vencer o Nacional do Uruguai, nesta terça-feira, em Montevidéu. O time tem nove pontos em 12 disputados e está em igualdade com Libertad do Paraguai e Nacional de Medellín da Colômbia. O Palmeiras tem dez pontos e joga contra o Alianza Lima do Peru, quinta-feira.

O Santos caiu num grupo teoricamente difícil, com Nacional e Estudiantes da Argentina, dois campeões da América e adversários de muita tradição. Estreou mal, perdendo para o limitado Real Garcilaso do Peru, mas emplacou três vitórias consecutivas, batendo o Estudiantes duas vezes e derrotando o Nacional, no Pacaembu.

O desempenho santista não enche os olhos, sob o comando de Jair Ventura. O goleiro Vanderlei segue sendo o principal jogador. O maior mérito do técnico é conseguir trabalhar com o elenco reduzido e sem muitas opções do meio-campo para a frente. Léo Citadini entrou muito bem e virou titular, mas Jean Mota destoa na meia, ainda sem a chegada de um reforço para a posição. No ataque, sem Sasha e Bruno Henrique, machucados, Copete volta a ganhar chance. Gosto do colombiano e acredito que ele será útil, ao lado de Gabriel e Rodrygo.

Para quem começou o ano como incógnita e rótulo de ''4ª força'' do futebol paulista, o Santos vai bem, dentro das suas condições financeiras. Pode jogar mais e ser menos defensivo, jogando por uma bola. A mescla entre experientes e jovens, pode fazer o Santos produzir mais. Jair deveria soltar mais o time, porque existe qualidade técnica para isso.

O confronto diante do Nacional é jogo grande, como costumamos dizer. Já estive no Parque Central e a pressão é gigantesca, ainda mais com os uruguaios lutando pela segunda vaga, caso vençam a partida. Se o Santos trouxer um grande resultado de Montevidéu, será ainda mais respeitado, mesmo que precise qualificar time e elenco. Isso é fato.