Brasileiros cumprem seu papel na Libertadores. Vasco é mesmo o mais fraco
Alexandre Praetzel
A fase de grupos da Libertadores da América chegará ao fim, antes da Copa do Mundo. Dos sete times brasileiros, parece que o Vasco é o único que ficará pelo caminho, ainda que tenha chances de classificação remotas. Quem ficar em terceiro lugar, jogará a Copa Sul-Americana. O blog fez uma avaliação do desempenho das equipes, projetando o que vem pela frente.
– Palmeiras é o primeiro classificado. Para muitos, integrante do grupo mais difícil da primeira fase. Passou bem por Junior de Barranquilha e Alianza Lima e fez quatro pontos em cima do Boca Juniors, com a grande vitória em La Bombonera. Com mais dois empates ou uma vitória, será primeiro do grupo. Ainda deixou o Boca pressionado.
– Corinthians fez sete pontos em nove e conseguiu uma ótima vitória sobre o Independiente, fora de casa. É o grande favorito para ser primeiro colocado, ganhando do Independiente ou Millonarios, em Itaquera. Sairá para enfrentar o Deportivo Lara da Venezuela, a grande surpresa do grupo, com seis pontos, um a menos que o Corinthians. Vai se classificar.
– Depois de uma estreia preocupante para o Real Garcilaso do Peru, o Santos fez três vitórias consecutivas e precisa de dois pontos em dois jogos ou de uma vitória para ser primeiro colocado. A classificação virá. Pega o Nacional, em Montevidéu, e fecha contra os peruanos, no Pacaembu. Num grupo ''chato'', Jair Ventura estabilizou o time e o Santos passou bem pelos seus adversários.
– Grêmio tem o confronto direto com o Cerro Portenho do Paraguai, terça-feira, em Porto Alegre. Ganhando, ultrapassa os paraguaios e assume a primeira posição. Os dois ainda terão o Monagas da Venezuela pela frente, mas o tricolor gaúcho jogará fora de casa. O Defensor do Uruguai ainda tem chances, mas perdeu para o Monagas e se complicou. O Grêmio tem mais time e é favorito para ser primeiro.
– Flamengo poderia e deveria estar mais tranquilo na classificação. Venceu o Emelec, fora, mas empatou duas em casa e parou no Santa Fé, em Bogotá. Não vem jogando bem e precisa derrotar o Emelec, no Maracanã, para não ter que buscar uma vitória contra o River Plate, em Buenos Aires. Torcerá para o River tirar pontos do Santa Fé. Hoje, pelo futebol que vem mostrando, o Flamengo corre riscos de ser eliminado, apesar de só depender de si. Decepciona.
– Cruzeiro fez 7 a 0 na Universidad do Chile e voltou à briga pela classificação. Uma vitória na hora certa pelo ótimo saldo de gols. São cinco pontos em 12 disputados e uma campanha bem abaixo do esperado. Tem Vasco e Racing pela frente. Ganhando um dos jogos, a tendência é se classificar, contando que o Racing derrote a La U. Pode jogar bem mais.
– Vasco é o time brasileiro mais fraco. Deu azar em cair num grupo muito difícil. Passou raspando pela pré-Libertadores e não conseguiu superar as adversidades técnicas de time e elenco. Zé Ricardo é o melhor que a equipe. E sem Paulinho, as coisas se complicaram ainda mais. Tem que lutar por vaga na Sul-Americana, porque parece que na Libertadores, não vai chegar. Uma pena, para um clube que precisa e muito das cotas dos torneios.
Como oponentes fora do Brasil, podemos destacar River Plate(recuperando-se com bom futebol), Racing(bom time e desempenho, mas perderá Lautaro Martínez) e Nacional de Medellín da Colômbia. Claro que depois da Copa do Mundo, muita coisa pode mudar e o mata-mata é um outro campeonato, mas já podemos elencar alguns bons atletas e times.