Blog do Praetzel

Chamusca vê Ceará preparado para a Série A e aposta em revelação do ataque

Alexandre Praetzel

O Ceará está de volta à Série A do Brasil, após sete anos de ausência. O atual campeão cearense estreia neste sábado, contra o Santos, no Pacaembu. A ideia é permanecer na elite, com jogo coletivo forte e apostando no entrosamento da equipe. O técnico é Marcelo Chamusca, 51 anos. O treinador levou o grupo à conquista estadual e está na disputa pela Copa do Nordeste, classificado para as quartas-de-final do torneio. O blog entrevistou Chamusca, sobre o desafio de trabalhar em duas competições importantes, a forma de trabalho e a aposta no garoto Arthur Cabral, revelação do Vozão, na temporada. Confira.

Ceará tem time para se manter na Série A?

A sequência da competição que vai dizer, na verdade. Estamos preparados para iniciar a competição e buscar nosso objetivo, que é a permanência para 2019. O time, nesse primeiro trimestre, buscou virtudes importantes para busca desse objetivo e está competindo bem. Então, a expectativa é de a gente iniciar bem e estamos preparados para isso.

Quanto um título estadual tem importância para um torneio nacional?

Primeiro, para o fortalecimento da confiança de todos, atletas, diretoria, torcida também. Isso é importante. Segundo, a continuidade do trabalho é assegurada quando você conquista um objetivo, um título em cima do principal rival e isso tem um peso. Em alguns clubes, o título lhe dá garantia de continuidade e, as vezes, o treinador perde um título estadual e nem sequer tem a oportunidade de iniciar um campeonato brasileiro.

Teu trabalho está aparecendo. Quais os métodos utilizados?

Nós procuramos trabalhar quatro pontos diferentes para organização do nosso trabalho. Primeiro, é fragmentar as sessões de treinamentos. Em cada sessão, a gente trabalha uma fase do jogo e dentro dessa fase, a gente tem conceitos bem definidos, que são trabalhados em dias bem específicos, falando em relação a parte de treinamento. Segundo ponto é a análise minuciosa dos nossos adversários, com uma atenção especial aos detalhes, para que a gente possa treinar em cima da característica do nosso adversário. Então, damos ênfase maior à fotografia do jogo, posicionamento do adversário, sistema de jogo, modelo de jogo e procura ficar muito atento aos detalhes que fazem a diferença nos jogos. Terceiro ponto são critérios claros e bem definidos para que a gente possa manter um bom ambiente, sempre alinhando com os jogadores o nosso discurso para cada jogo e semana. E o quarto ponto seria a interação de todos os departamentos, sabendo e utilizando todas as informações para que a gente possa tomar as decisões com embasamento e propriedade maior.

Arthur Cabral pode ser uma revelação do campeonato?

Está num momento muito bom, mas é um atleta novo, jovem, que tem potencial para crescer. Sua principal virtude é o potencial de finalização. É um atleta ambidestro, que cabeceia bem, tem bom posicionamento de área, que ainda está maturando e tem possibilidade de crescimento ainda, porque tem potencial para isso.

A tabela inicial é complicada. Como viste isso?

A gente não fixa, principalmente, o nosso foco na tabela. A gente fixa no próximo adversário. Não existe nenhuma preocupação exacerbada em relação à tabela. A gente procura ter cada preocupação ao seu tempo. Então, a preparação é para o jogo com o Santos. Depois, vamos pensar na sequência da tabela.

Ganhar a Copa do Nordeste é mais difícil do que permanecer na Série A?

É complicado de responder, com sim ou com não, porque na verdade, são duas competições distintas, com regulamentos diferentes, com adversários com nível de investimento também diferente, sendo que numa competição, a gente está entrando numa fase com jogos de 180 minutos e a outra, a gente tem 38 rodadas a disputar. Então, são dois desafios e a gente está se preparando para as duas competições para que a gente possa ter êxito, com entendimento que são dois objetivos difíceis, que a gente vai ter que trabalhar com excelência para conseguir buscá-los.

Marcelo Chamusca chegou ao Ceará, em 2017. Tem 57 jogos com 34 vitórias. Na Copa do Nordeste, o Ceará vai enfrentar o CRB-AL, em duas partidas.