Blog do Praetzel

Palmeiras 95%. Corinthians 5%. Jogaço na decisão do Paulista

Alexandre Praetzel

Chegou a hora da decisão do Campeonato Paulista. Depois de 17 jogos, Palmeiras e Corinthians definem quem ganha o título, neste domingo, no Allianz Parque. O Palmeiras tem a vantagem do empate e, também por isso, é favorito a conquistar o Estadual, depois de dez anos. O Corinthians é o atual campeão, após ter batido a Ponte Preta, em 2017. No título do post, já coloquei meus percentuais para cada equipe. Entendo que a vitória em Itaquera, deixou o Palmeiras muito próximo de levantar a taça.

O time foi primeiro colocado na classificação geral, venceu quatro clássicos e perdeu dois. O Corinthians teve a segunda melhor campanha e ganhou três clássicos, empatou um e perdeu dois. Os confrontos entre os rivais foram bem diferentes. Na primeira fase, o Corinthians fez 2 a 0 com autoridade e atitude contra um Palmeiras lento e sem competitividade. Vitória justíssima. Na final, o Palmeiras deu a resposta, mesmo na casa corintiana. Marcou forte, neutralizou as principais jogadas do adversário e saiu com 1 a 0, transportando toda a vantagem para o jogo de volta, onde terá torcida única.

É possível o Corinthians derrotar o Palmeiras, no Allianz Parque? Claro que sim. Mas entendo que o Palmeiras foi decisivo na hora mais importante. Poder jogar pelo empate, transfere toda a pressão para o Corinthians, que terá que sair para o jogo diante de um Palmeiras bem armado e qualificado. É correto dizer que o Palmeiras ganhou do Corinthians, utilizando uma tática que o Corinthians exercia sobre os outros times, em 2017.

O desfalque de Felipe Melo pode ser menos sentido, em relação a Clayson no Corinthians. Roger Machado pode recuar Bruno Henrique, escalando Moisés, ou colocar Thiago Santos, num posicionamento mais defensivo. Carille terá uma formação sem centroavante, tentando uma movimentação maior com três meias e um atacante. Projeção de um duelo interessante.

O blog avaliou jogador por jogador para a final, com as prováveis escalações, tendo o Paulista como parâmetro.

Jaílson  X  Cássio

Marcos Rocha  X  Fagner

Antonio Carlos  X  Henrique

Thiago Martins  X  Balbuena

Victor Luís  X  Sidcley

Bruno Henrique  X  Ralf

Moisés  X  Maycon

Lucas Lima  X  Rodriguinho

Dudu  X  Matheus Vital

Borja  X  Romero

Willian  X  Jadson

8×3 Palmeiras, no conceito do blog. Apenas opinião, por tudo que acompanhei no Estadual.

O blog palpita vitória do Palmeiras por 1 a 0. Tomara que seja um grande jogo, com bom futebol e sem discussões e brigas, dentro de campo.