Blog do Praetzel

Santos precisa melhorar muito para passar por Palmeiras ou São Paulo

Alexandre Praetzel

O Santos se classificou nos pênaltis contra o Botafogo-SP, após empate em 0 a 0 no tempo normal, no segundo jogo das quartas-de-final do Paulista. O resultado deixou o Santos com 20 pontos e cinco vitórias, no cômputo geral. Assim, o Santos enfrentará Palmeiras ou São Paulo, nas semifinais. A ideia santista é mandar seu jogo no Pacaembu.

O Santos não jogou bem mais uma vez, com pouca criação de jogadas ofensivas e um repertório bem previsível. Jair Ventura escalou a mesma formação dos jogos anteriores, mas não funcionou em campo. O time perdeu a transição rápida e a capacidade ofensiva dos dois últimos anos. Claro que a qualidade técnica do elenco diminuiu, só que Jair não consegue tornar a equipe agressiva e veloz, mesmo contando com jovens atletas.

O Santos tem um goleiro muito bom e um sistema defensivo eficiente. Acontece que o Santos tem mais material humano que o Botafogo-RJ, ex-clube de Jair Ventura, e adota estilo parecido. Jair disse que também sabia armar esquemas ofensivos para justificar uma sintonia com o perfil santista. No entanto, o Santos está numa descendente. Óbvio que num mata-mata, o equilíbrio pode aumentar.

Agora, se o Santos pegar o Palmeiras, sabe que terá que se impor na parte tática ou na pegada. Se enfrentar o São Paulo, fica tudo igualado.

A lamentar, o público de 6 mil torcedores na Vila Belmiro. O torcedor parece que desistiu de apoiar. Vamos ver como será a reação da torcida, em dois clássicos futuros.