Blog do Praetzel

Borja paga pelo que foi pago por ele

Alexandre Praetzel

Comentei Bragantino e Palmeiras, neste domingo. Um primeiro tempo com mais disposição do Palmeiras no início e equilíbrio do Bragantino até a reta final. Na segunda etapa, o Palmeiras cresceu e liquidou o jogo com Keno e Dudu, depois do Bragantino ter uma chance clara com o atacante Matheus Peixoto. Agora, gostaria de falar sobre Borja.

O colombiano foi bastante participativo nos primeiros 45 minutos. Buscou a bola na intermediária, fez tabelas com os colegas, deu um gol para Tchê Tchê perder e desperdiçou a melhor chance palmeirense, frente à frente com o goleiro Alex Alves. Finalizou mal, mas esse lance não pode resumir sua atuação. Voltou do intervalo e foi substituído por Keno. E Keno abriu o placar com poucos minutos em campo. Aí, a comparação fica ruim para Borja. Ele não consegue fazer os gols esperados e quem o substitui, entra e faz. A análise não pode ser tão simplista assim.

Torcedores palmeirenses ficaram divididos nas redes sociais. Uns, defenestraram o jogador. ''Não serve mais'', ''Acabou a paciência'', ''Foi um erro'', foram frases registradas nos meus espaços. Alguns concordaram comigo que Borja é muito mais cobrado pelo que custou ao Palmeiras. O custo-benefício tem larga vantagem para o custo de R$ 45 milhões. No entanto, Borja não tem sido uma desgraça, como pintam. Está melhor que no ano passado, quando demorou a se adaptar e foi combatido pelos técnicos Eduardo Baptista e Cuca. Há quem diga, dentro do Palmeiras, que Borja teve uma ascensão financeira e social gigantesca e não conseguiu administrar isso muito bem, atrapalhando um pouco sua ambientação.

Agora, tem o apoio dos companheiros e do treinador Roger Machado. Entendo que deva continuar como titular. Tem mais quatro anos de contrato. Se não corresponder durante toda a temporada, deve-se fazer uma avaliação no final de 2018. No momento, com o acréscimo técnico da equipe, Borja pode voltar a ser o goleador do Nacional de Medellín. Não é craque e nunca foi. Mas pode ajudar. Merece mais crédito e paciência. Já vimos outros atletas serem destruídos e darem a volta por cima, em clubes diferentes, com títulos importantes. É o que eu penso.