Blog do Praetzel

Real Madrid é uma Seleção, mas Grêmio poderia ter jogado mais

Alexandre Praetzel

Óbvio que o Real Madrid sempre muito favorito contra qualquer time brasileiro. Neste sábado, confirmou sua ampla superioridade contra o Grêmio, conquistando mais um título mundial de clubes. O Real mandou no jogo e seu goleiro Navas não fez nenhuma defesa, apenas uma intervenção.

Modric deu o ritmo para a equipe espanhola e mandou na partida. Cada vez que o Real tinha a posse de bola, o Grêmio parecia que não tinha forças para acompanhar o adversário. A ausência de Arthur foi muito sentida pelo Grêmio porque ele sempre foi o condutor gremista, passando a bola com qualidade do meio para a frente. Jaílson e Michel ficaram expostos na inferioridade técnica e Luan foi muito bem marcado, sem espaços para tocar a bola e sair para os lados.

Agora, o Grêmio poderia ter jogado um pouco mais. Chegou algumas vezes no setor ofensivo, mas não deu continuidade às jogadas, preferindo o toque lateral ou para trás. Quando Maicon entrou e segurou um pouco mais a bola, o Grêmio até que conseguiu sonhar com alguma coisa melhor. Fernandinho não arriscou nenhuma vez, quando apareceu a mínima chance e Lucas Barrios foi um personagem nulo, além de ter virado de costas na barreira, na cobrança de Cristiano Ronaldo, no gol madrilenho. Aliás, Barrios se despediu após a partida e não irá renovar com o Grêmio.

O vice-campeonato mundial é correto pela diferença abissal entre os elencos. Só que a pobreza ofensiva demonstrada pelo campeão sul-americano foi constrangedora. Era possível sim, atacar mais e criar algum problema para o Real Madrid. De 2008 a 2017, são nove campeões europeus e um sul-americano. E a vantagem vai aumentar, porque os europeus estão muito à frente, técnica, tática e financeiramente. E sem essa de que os europeus não comemoram. Jogam sempre com força máxima e adoram as premiações.

Mas ficou uma pontinha de que o Grêmio tinha time para, pelo menos, criar e obrigar Navas a uma defesa. Isso foi surpreendente. Pelo menos, para mim.

O Grêmio fez uma temporada muito boa no quesito futebol e tem grupo para buscar novos títulos, em 2018. No Brasil e América do Sul.