Blog do Praetzel

Na bola, Lucas Lima é ótimo reforço

Alexandre Praetzel

Lucas Lima é jogador do Palmeiras. Particularmente, acho um reforço muito bom para a realidade técnica do futebol brasileiro. Lucas apareceu bem no Inter, mas foi pouco aproveitado, sendo emprestado para o Sport. Disputou uma Série B e chamou a atenção do Santos.

Em 2014, era reserva do time de Oswaldo de Oliveira, mas sua qualidade em campo era superior e acabou a temporada como titular.

Em 2015, fez um ano muito bom, como um dos destaques da temporada e convocado para a Seleção Brasileira.

Em 2016, caiu um pouco de rendimento como todo o Santos e, ainda assim, foi campeão paulista.

Em 2017, a queda geral com o elenco santista. Dá para contar nos dedos, as boas atuações de Lucas Lima. Do meio da temporada até dezembro, pareceu distante e dispersivo, deixando os torcedores revoltados. Seu silêncio já indicava que não renovaria com o Santos.

Agora, como atleta palmeirense, não tenho dúvida que Lucas Lima será um acréscimo. Dará ritmo e fará os companheiros jogarem. Vai se integrar a um meio-campo com Felipe Melo, Tchê Tchê, Moisés e Guerra. As birras com o Palmeiras e sua torcida ficarão para trás com sequência de bons desempenhos. Certamente, será cobrado pela bola e comprometimento e tem condições de responder à altura. Não acredito em boicote de alguém do grupo. É só ser profissional, na acepção da palavra.

Não sou analista de comportamento, nem financeiro. O que me interessa é a produção como jogador. Óbvio que o custo-benefício será comentado, se Lucas Lima não entregar o que se espera dele. A expectativa é boa. O elenco que ele irá encontrar, também. Então, a projeção é de sucesso. Só depende dele.

E, se Lucas Lima for negociado no primeiro ano dos cinco anos de contrato, o Palmeiras irá receber 15 milhões de euros, estipulados num acordo com o clube.

Ótima contratação.