Blog do Praetzel

Grêmio tricampeão com autoridade e futebol. Renato merece uma estátua

Alexandre Praetzel

O Grêmio conquistou a Libertadores da América pela terceira vez com autoridade. Jogando na casa do Lanús, fez um primeiro tempo de excelência, abrindo 2 a 0 e praticamente definindo a partida. O tricolor gaúcho colocou a bola no chão e envolveu a marcação até com certa facilidade. Ainda levou um gol de pênalti, mas Marcelo Grohe não fez nenhuma defesa na segunda etapa.

Luan foi um monstro mais uma vez. Sempre que a bola passou por ele, saiu alguma boa jogada. O gol marcado foi de grande nome do futebol, costurando os marcadores e tocando com muita categoria na saida do goleiro Andrada. Arthur também deu ritmo ao time, enquanto esteve em campo, demonstrando muita maturidade com pouco mais de 20 anos de idade.

Título merecido com um grupo recheado de jogadores menosprezados em outros clubes, como Cortez, Léo Moura, Maicon, Fernandinho e Cícero, contratado para apenas quatro partidas e autor do gol da vitória, no primeiro confronto. Mérito gigantesco de Renato Portaluppi. O primeiro profissional brasileiro a ser campeão da América como atleta e treinador. Merece uma estátua mesmo, como já foi pedido por ele. Assumiu com jeito folclórico e cheio de desconfiança, mas um ano e meio depois, foi campeão da Copa do Brasil e Libertadores da América. E com o Grêmio consistente e mostrando bom futebol.

Agora, não dá para duvidar que o Grêmio possa encarar o Real Madrid, na disputa do Mundial Interclubes, em dezembro. O Grêmio terá um primeiro adversário dia 12 e passando, pegará os espanhóis na decisão. Lembrando que Renato foi campeão mundial em 1983, fazendo os dois gols do Grêmio na vitória de 2 a 1 sobre o Hamburgo da Alemanha.

Realmente, não dá para duvidar. Parabéns Grêmio.