Blog do Praetzel

Santos demorou para trocar. Vale a pena manter Lucas Lima no time?

Alexandre Praetzel

A diretoria demorou para dispensar Levir Culpi. Contra o Barcelona-EQU, pela Libertadores da América, o técnico já poderia ter saído, após jogar nitidamente pelo 0 a 0 na Vila Belmiro e ser eliminado pelo adversário com uma escalação péssima. Depois, a cada bom resultado(o que restou), Levir dava aulas de relacionamento e trabalho nas coletivas, como se o desempenho fosse maravilhoso. Parecia que ele estava brincando com as palavras. O Santos tem bons jogadores, mas como equipe, perdeu todo o jogo coletivo e viveu em cima das individualidades, com o goleiro Vanderlei se transformando no principal nome.

O presidente Modesto Roma Jr. atendeu o pedido do grupo para manter Levir, mas os próprios jogadores não corresponderam à decisão. Um vestiário não pode ficar sem comando, com os atletas dando as cartas.

Agora, Elano tem sete partidas para o Santos terminar bem o Brasileiro, garantindo vaga direta na Libertadores, em 2018. A principal mudança deve ser a escalação de quem realmente está a fim de jogar. Lucas Lima vai embora em dezembro e pode ser sacado, tranquilamente. Vem se mostrando ausente nos jogos, muito longe do que pode mostrar. Renato segue com grande qualidade, mas não pode permanecer entre os titulares, apenas pela carreira. Visivelmente fora das melhores condições físicas.

Como o Santos abandonou aquele futebol técnico e de transição rápida, Elano deve armar um time competitivo, onde quem se comprometer mais, deve atuar. E planejar 2018, com um pensamento de futebol. Ninguém pode ter cadeira cativa, apenas pela história. O tal DNA ofensivo santista sumiu nos últimos meses. Ou isso é recuperado com um treinador afeito a esse estilo ou era hora de mudar, radicalmente.