Blog do Praetzel

Eu acredito no Santos. Palmeiras quis empatar e perdeu

Alexandre Praetzel

Não é surpresa para ninguém que sempre gostei de ver o Santos jogar. Desde 2015, o time muda pouco e mantém a histórica postura ofensiva, apesar de ainda estar devendo boas atuações do ano passado. Contra o Atlético-PR, o Santos saiu perdendo, mas não se abateu em nenhum momento e foi buscar a virada com competência, conseguindo uma ótima vantagem com o placar de 3 a 2.

Claro que não dá para depender só de Lucas Lima, mas o Santos é outra equipe quando o meia tem desempenho acima da média. Lucas tem mais qualidade que os demais e foi muito participativo com a troca de passes e chegadas ao ataque. Bruno Henrique tem mostrado que foi um acerto e Kayke virou a grata surpresa, com gols importantes em confrontos recentes. Não há nenhuma garantia de que o Santos lutará pelo título da Libertadores da América. Agora, para quem valoriza os números, o Santos cresceu na parada. Único invicto no torneio e com um pé nas quartas-de-final. Eu acredito no Santos porque há jogadores que podem decidir num lance, algo fundamental em mata-matas. Levir Culpi estreou, finalmente.

Já o Palmeiras foi frustrante. Fez um bom primeiro tempo em Guayaquil, com a bola do jogo nos pés de Willian. No segundo tempo, recuou bastante e foi sufocado pelo limitado time do Barcelona. A bola passou muitas vezes na cara de Fernando Prass, até que entrou num chute desviado em Bruno Henrique, quando iria para fora. Foi um castigo com a velha frase ''o medo de perder, tira a vontade de ganhar''.

Não gostei da escalação de Cuca. Claro que o problema pessoal de Guerra abalou todo mundo e atrapalhou a idéia de jogo. No entanto, por que improvisar nas laterais? O Palmeiras não teve força ofensiva pelos lados. No um contra um, não havia vitória pessoal. A equipe ficou esperando um contra-ataque, que não vinha também por falta de velocidade. Borja foi mal e poderia ter sido o primeiro a sair. Dá para virar em São Paulo, mas podem esperar um jogo difícil, onde os equatorianos vão atuar no erro palmeirense. Não esperava ver o Palmeiras nesta situação, mesmo que haja a real possibilidade de classificação.