Blog do Praetzel

Pintado admite dificuldades para remontar o SP e saídas de outros jogadores

Alexandre Praetzel

O São Paulo está na 16ª posição do Campeonato Brasileiro com 11 pontos, um à frente do Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento. A situação constrange e incomoda todos os tricolores. No ambiente interno, a ordem é se fechar, trabalhar e vencer, mesmo que as coisas não estejam dando certo. O blog entrevistou Pintado, auxiliar de Rogério Ceni, com exclusividade. O ex-campeão tricolor admitiu as dificuldades em remontar o time, as chances de saídas de atletas e a busca pela correção de vários erros. Confira a seguir.

Situação do São Paulo incomoda, neste momento?

''É muito incômoda. Estamos buscando forças. A gente está tentando todos os dias encontrar esse caminho para sair dessa situação. Eu acho que não tem outro jeito, a não ser, continuar trabalhando, resolvendo algumas questões importantes também''.

Quais questões seriam, por favor?

''Ideia de ter sempre uma equipe mais competitiva. Enquanto isso não acontece, a gente acaba buscando melhorar algumas situações. Detalhes dentro e fora de campo, precisamos solucionar. Isso faz muita diferença num campeonato difícil como é o Brasileiro''.

É difícil remontar um time em meio ao Brasileiro, com muita gente chegando?

''É um detalhe importante. Acho que a gente deve planejar esse tipo de situação porque essas mudanças não são apenas de pessoas que chegam. É um detalhe muito importante porque dentro de campo, cada vez mais você precisa de um conjunto, de um conhecimento interno, um conhecendo o outro para que você possa superar as dificuldades''.

São Paulo deve perder mais gente na janela do meio do ano?

''Eu acredito que possa acontecer. Mas de qualquer maneira, o problema não é perder, o problema é você planejar esse tipo de situação. Não existe um clube no Brasil hoje, que não tenha que fazer nenhum negócio. Não é diferente no São Paulo. São Paulo é um grande clube, sempre vai ter esse tipo de situação. Nós precisamos estar atentos para que não nos pegue de supresa. Se você planeja algum tipo de situação, você não vai ser surpreendido e isso a gente está tentando fazer''.

São Paulo está 15 pontos atrás do Corinthians. É para tanto assim?

''No momento, sim. No momento, a gente está vendo essa realidade. Matemática exata. O Corinthians tem mais que o dobro de pontos da gente. Se você analisar friamente, talvez não deveria estar tão distante assim, mas nós pagamos pelos nossos erros. Então, acho que aí a gente tem que tentar corrigir para não deixar isso aumentar''.

O São Paulo tem dois adversários difíceis, nas próximas rodadas. Enfrenta Flamengo e Santos, fora do Morumbi. Novos tropeços deixarão a equipe entre os quatro piores, certamente. O zagueiro Maicon vai para o Galatasaray da Turquia. Outros jogadores podem ser negociados até 31 de agosto.