Blog do Praetzel

Lopes avalia troca com o Corinthians e vê Jair como realidade no Brasil

Alexandre Praetzel

O Botafogo perdeu para o Santos, no Pacaembu, mas a diretoria segue com o trabalho de recuperação do clube e na busca por reforços. O blog entrevistou o gerente de futebol, Antonio Lopes, a respeito das condições do time para conquistar um grande título, o trabalho de Jair Ventura e a possibilidade de uma troca com o Corinthians. Acompanhem abaixo.

Como o Sr. define o trabalho que está sendo feito no Botafogo?

''Tenho a impressão que podemos conceituar como bom o trabalho, né. Desde que a maneira como o Botafogo estava, essa direção do clube assumiu. Foi um início desastroso, aquilo que nós encontramos com oito jogadores, bastante dívidas, jogadores não acreditavam mais no Botafogo. Você tentava a contratação, jogador dizia Botafogo não paga, não venho para cá. Graças ao nosso presidente, atuante, guerreiro, batalhador, o Botafogo começou a se reerguer. Estava na Série B, fomos campeões, duas vezes vice-campeão estadual e colocou-se a equipe na Libertadores também. Então, o Botafogo hoje está recuperado e tem muito caminho pela frente ainda para poder se reerguer totalmente. Mas está muito bem. O presidente, com seus pares de diretoria, tem trabalhado muito. A dívida diminuiu bastante. O Botafogo hoje paga em dia, jogadores recebem em dia, até o dia 31, tem recebido constantemente. Não deve nada aos jogadores. Hoje, o jogador quer vir para o Botafogo, muitos jogadores se oferecendo para o Botafogo e no aspecto técnico melhorou muito. Quando nós assumimos, vinha de oitavo lugar no estadual e disputamos o título duas vezes. Estamos na Libertadores e bem na Copa do Brasil também. Então, é isso. Acho que foi um trabalho excepcional que se realizou e continuamos realizando no Botafogo''.

O Botafogo está pronto hoje para ganhar um grande título?

''O elenco está melhorando, apesar das dificuldades. A gente tem uma limitação financeira para as contratações, mercê de uma orientação do nosso próprio presidente, que sabe onde ele pode botar o Botafogo em termos financeiros. Estamos com um elenco que está melhorando. Precisamos de mais contratações e estamos tentando para poder fortalecer o nosso time e brigar para ver se a gente chega lá''.

Zagueiro Emerson Santos por Luciano do Corinthians poderia ser uma boa troca?

''O Emerson está em final de contrato, termina dia 31 de dezembro. Um excelente jogador, mais um que o Botafogo fez em casa, egresso da base. Então, eu acho que poderia ser uma boa troca. Luciano é bom jogador também, o Emerson é um grande jogador, garoto ainda, muito bom. Acho que os dois clubes poderiam se beneficiar com essa troca''.

Jair Ventura tem tudo para se tornar um grande nome como técnico?

''Eu já o considero um grande nome, tenho acompanhado o trabalho dele. A gente está sempre conversando e já reputo o Jairzinho um dos melhores treinadores do Brasil. Pelo que ele faz, pelo que tem feito pelo Botafogo, ajudado muito com sua competência. Então, hoje, acho que é mais que uma realidade''.

O Botafogo tem sete pontos em 15 disputados no Brasileiro. O time está nas oitavas-de-final da Libertadores da América e quartas-de-final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG.