Blog do Praetzel

Projeções para 2017. Feliz Ano Novo.

Alexandre Praetzel

Não sou vidente, astrólogo ou sensitivo, mas gosto de dar meus palpites e fazer minhas projeções no futebol brasileiro. Por isso, dedico este post à entrada de 2017. Vamos lá.

Palmeiras – permanência dos principais jogadores, dinheiro em caixa, maior patrocínio do Brasil, chegada de bons reforços. Favorito para ganhar mais um grande título no ano. Se a soberba não surgir e a política não atrapalhar, Eduardo Baptista poderá trabalhar com calma e respaldo do novo presidente. O desafio será administrar um grupo recheado de jogadores sedentos por atuações e mais conquistas. Cuca não teve facilidades, apesar do título brasileiro.

Santos – gosto do time santista. Tem técnica e bons nomes. Dorival Jr. vai para dois anos e meio de contrato com confiança do grupo e da diretoria. A tendência é não perder ninguém, mas precisa de melhores opções no elenco e mais apoio da torcida contra o deserto da Vila Belmiro e as fracas arrecadações. Grande adversário do Palmeiras, acredito.

Corinthians – a nota oficial de fim de ano da diretoria pediu compreensão da torcida para um 2017 difícil. Ora, se o comando pede paciência, quem sou eu para esperar grandes resultados. Fábio Carille quer ser tratado como técnico e terá o desafio de extrair o máximo de um grupo limitado, sem projeções de grandes reforços. A falta de dinheiro, a crise política e a indefinição sobre o estádio conspiram contra o ambiente do CT. Um ponto de interrogação.

São Paulo – Rogério Ceni será a grande atração. Vai ocupar todos os espaços na mídia tricolor. Apesar da idolatria, também será cobrado por trabalho e resultados. É preparado, mas terá que convencer os jogadores de que pode levar o time novamente a uma grande conquista. Em abril, haverá eleição para presidente e até lá, os nobres conselheiros podem atrapalhar bastante o começo da trajetória. Sem dinheiro, Wellington Nem, Cícero e Neílton acrescentam, mas o time precisa ter alma, algo ausente nos últimos três anos.

Flamengo – clube organizado, torcida gigante e manutenção de um trabalho sério a médio e longo prazo. Chegou a hora de dar frutos em campo. Tem boa equipe e deve contratar, segundo a diretoria. Zé Ricardo virou o ano e será cobrado com mais rigor, certamente. O absurdo é não ter um estádio próprio e isso sempre atrapalha.

Grêmio – Renato Portaluppi ganhou um contrato de trabalho maior. Chegou como bombeiro e arrebatou a quinta Copa do Brasil tricolor. Para quem não precisa estudar como técnico, terá a boa oportunidade de prosseguir com um grupo consistente e sem perdas de atletas. Deve levar o Gauchão com folga.

Atlético-MG – Roger Machado deixou sim um pequeno legado no Grêmio e tem tudo para fazer um bom trabalho no Galo. O clube já se reforçou no setor defensivo e deve buscar mais alguns nomes. Quem tem Robinho, Fred e Lucas Pratto, sempre terá chances de título. Fica a dúvida se os três permanecerão em BH.

Registro também o Botafogo, com Jair Ventura renovado e reforços de qualidade.

O Atlético-PR fez bom mercado e trouxe nomes como Grafite e Fellipe Gedoz.

Cruzeiro tem a experiência de Mano Menezes para ajudar.

Fluminense pretende apostar mais na base com a volta de Abel Braga.

Vasco é uma incógnita, dependendo da formação do time.

Bahia promete time de Série A, aumentando investimentos.

Uma menção honrosa à Chapecoense, com o desafio de montar um grupo inteiro em 40 dias. Terá a maior torcida do Brasil, inclusive a minha.

Agradeço a atenção de todos que passaram por aqui e desejo um Feliz 2017 com muita paz, saúde e felicidades.