Blog do Praetzel

Gremista minimiza troca de técnico no Atlético-MG: “não altera em nada”

Alexandre Praetzel

O Grêmio está muito próximo de conquistar a Copa do Brasil, pela quinta vez, após 15 anos sem títulos nacionais. Um dos símbolos da dedicação e comprometimento tricolor é Marcelo Oliveira. Aos 29 anos, o lateral esquerdo vive a expectativa de entrar para a história gremista, conquistando mais um grande troféu para o clube. Acompanhem.

Tragédia da Chape em meio à decisão

''Estávamos concentrados para o jogo, quando ficamos sabendo. Depois disso, ficamos na concentração até o horário do almoço e fomos liberados para ficarmos com as nossas famílias. É um momento muito triste. Todos nós tínhamos amigos lá, atletas que trabalhamos juntos e de convivência grande. Passamos por isso o ano todo, viajando, longe das nossas famílias, dos amigos, e ver companheiros de profissão, de imprensa, indo embora, é muito triste. Estamos orando por eles e tentando, ao máximo, dar algum conforto aos seus familiares. Esperamos fazer um jogo digno da grandeza de todos eles, que foram disputar uma final importante, a maior da história do clube''.

Contratação de Roger pelo Galo interfere na decisão

''Não interfere, pois ele só vai começar a trabalhar em 2017. É um grande treinador e desejamos sorte a ele''.

Mudança de técnico do Galo surpreendeu

''Pegou a todos de surpresa por não ser normal uma mudança assim entre uma decisão e outra. Mas não sabemos o que acontece lá. Temos de fazer o nosso trabalho, pois não altera em nada. Temos de ter mais atenção ainda, pois só acompanhamos a notícia. Eles vão seguir motivados, pois numa decisão todos trabalham pelo título e a grande chance é a final. Eles vão vir fortes, mas nós também. Temos o fator casa, que é importante, e nada vai tirar o nosso foco ou vai nos fazer relaxar. Não vamos pensar nunca que eles não vão vir fortes, pois já mostraram qualidade independentemente de qualquer acontecimento''.

Diferenças entre Roger e Renato

''Cada um, com sua qualidade, agregou muito para o grupo. Colocaram sua maneira de trabalhar, o que fez com que o grupo evoluísse em cada ponto durante a competição, fazendo com que chegássemos onde chegamos''.

Chegada à final foi surpresa pela troca de técnico no meio do torneio

''No começo do ano tínhamos muita confiança de conquistar um título. Por tudo que foi feito ano passado, sabíamos que este ano iríamos colher os frutos. No primeiro semestre não conseguimos, começamos bem o Brasileiro, oscilamos um pouco e acabou vindo a troca de treinador. Continuamos acreditando de que conseguiríamos algo, o Renato chegou, passou confiança e as coisas aconteceram. Agora, temos a possibilidade de concretizar a expectativa lá do começo, que era de um título no Grêmio este ano''.

Grêmio como clube, após 15 anos sem títulos nacionais

''Vejo o Grêmio no caminho certo. Desde que cheguei, é um trabalho muito sério e de voltar a conquistar um título grande. Ano passado não era um ano de muita expectativa para títulos, mas fizemos uma campanha, até certo ponto surpreendente. O trabalho foi em cima de voltar a ter conquistas e agora estamos muito perto disso. Vamos fazer de tudo para que ela aconteça, por todo o trabalho e por tudo que vivemos até agora aqui''.

Grêmio travou o Cruzeiro. Repetirá a mesma postura contra o Galo

''A vantagem agora é muito boa e com o Cruzeiro foi parecido. Mas sabemos que eles vão vir para cima, tentando um gol para entrar no jogo, mas sabem que se levarem também pode complicar. Vamos para marcar forte, mas também procurando o gol, para manter essa vantagem. Vamos com toda a atenção e concentração. Aposto em um jogo como lá, com as duas equipes jogando, e aqui não será diferente. Um jogo bonito, pegado, e mais uma partida especial, com atenção 100%''.

Projeção para o futuro com a conquista do título

''Quando os títulos de expressão chegam, como temos essa possibilidade, a expectativa é de sempre querer mais. É assim que começa uma história, com título nacional, depois outro mais importante e por aí vai. A responsabilidade aumenta e estamos buscando isso para as nossas vidas. O pensamento passa a ser cada vez maior e para anos melhores para o Grêmio, com certeza''.

Jovens jogadores e a mescla na equipe

''Essa mescla foi muito importante. Desde o ano passado, quando cheguei, tínhamos muitos garotos. Depois, foram chegando outros mais experientes e isso nos ajudou. Isso é sempre bom, vão acostumando, todos escutam e isso é determinante. Eu aprendi muito na minha carreira ouvindo e vendo todos os conselhos e cobranças que me deram. Agora, fazemos assim com eles também e todos têm dado conta do recado. Quem ganha com isso é o Grêmio e ficamos muito felizes''.

Estás realizado no Grêmio

''Estou muito feliz no Grêmio. Desde que cheguei fui muito bem recebido por todos. Quando você tem este carinho de todos e é bem acolhido, feliz no ambiente de trabalho, isso é muito bom e só faz com que as coisas aconteçam dentro de campo. Pude completar mais de 100 jogos este ano, agora a possibilidade de um título e a história está ficando bonita. E experiência ajuda, mas tem sempre de ter muito trabalho. Não adianta nada se você não se entrega em campo nos treinos e nos jogos e isso que tenho procurado fazer para que as coisas continuem dando certo''.

Inter rebaixado diminui a pressão tricolor

''A gente sabe que a rivalidade é muito grande, a repercussão é muito grande em cima de tudo que acontece entre os clubes. Acho que não adianta nada acontecer um eventual rebaixamento do Inter e a gente não conquistar um título. O nosso objetivo é o título e temos de pensar nisso. Temos de deixar as provocações e as brincadeiras para a torcida, com nosso pensamento 100% na final. Para podermos dar esse título a todos, dar alegria para a nossa torcida, ficando feliz pelo que nós estamos fazendo pelo Grêmio, e não pelo que acontece com o rival''.

Momento da campanha para destacar

''Entramos na competição com troca de treinador, oscilação, mas entramos focados. Teve os pênaltis contra o Atlético-PR que eles poderiam ganhar, mas o Marcelo fez a defesa e na sequência passamos. Contra o Palmeiras vencemos em casa, buscamos um grande empate fora. Cruzeiro fizemos um excelente jogo fora de casa, com uma grande equipe e depois passamos com a vantagem. Agora um bom jogo contra o Atlético-MG, mas de nada adianta se não conseguirmos manter tudo que foi feito. Foram jogos marcantes, estão sendo, e vamos em busca de coroar isso com título, ficando marcado na história do clube e de todos os jogadores que aqui estão''.

Marcelo Oliveira começou no Corinthians e passou também por Cruzeiro e Palmeiras. Chegou ao Grêmio, no início de 2015, indicado pelo técnico Luiz Felipe Scolari.