Blog do Praetzel

Palmeiras é líder por competência e trabalho coletivo

Alexandre Praetzel

O Palmeiras vai manter a liderança isolada do Brasileiro por mais uma rodada, após a vitória de 2 a 1 sobre o Coritiba. Não repetiu a ótima atuação contra o Corinthians, mas mostrou eficiência e uma linda jogada ensaiada no segundo gol.

Acredito que o Palmeiras não tenha uma equipe brilhante tecnicamente. Depende bastante do coletivo e tem cinco jogadores que atuam com extrema regularidade: os zagueiros Mina e Vitor Hugo, os meias Moisés e Tchê Tchê e o atacante Gabriel Jesus. É meio time, praticamente. Isso dá consistência para os outros corresponderem. Dudu cresceu também, após um início de altos e baixos.

Cuca tem mérito em extrair o máximo que pode do elenco, bem montado em termos de quantidade, apesar de não haver um substituto à altura de Jean, na lateral-direita. Exige e dá confiança para todos. Leandro Pereira voltou a marcar, também pela insistência do treinador.

Quando chegou ao clube, Cuca cravou que o Palmeiras seria campeão brasileiro. Eu achei loucura num primeiro momento, depois da fraquíssima campanha na Libertadores da América. Por enquanto, tem confirmado a profecia. São 11 decisões pela frente para quebrar um jejum de 22 anos do título brasileiro. Se o futebol não é vistoso e maravilhoso, existe competência de sobra. E num torneio de pontos corridos, competentes podem levantar taças, mesmo que não sejam admirados e enaltecidos pela torcida e imprensa.